Priscila, trabalha desde muito jovem. Batalhadora, mãe solo, sua rotina nos últimos anos tem sido acordar cedo, levar seu único filho à escola e se dirigir ao trabalho em uma loja de departamentos.
Seu dia-a-dia na loja é exaustivo, muitas tarefas, ligações para os clientes, metas a bater… e para piorar a situação: ela está no vermelho! Estourou novamente o limite do cartão de crédito. As dívidas se acumulam, e os boletos estão em atraso. Um caos!
A Priscila não está sozinha nessa situação: segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o aumento nos gastos familiares, as dívidas e a inadimplência atingiram, em agosto deste ano, 79% das famílias brasileiras.
Em casos assim, a informação é a solução. Com uma boa orientação é possível descobrir quais as ferramentas necessárias para tomar as melhores decisões, quitar as dívidas e desenvolver um planejamento seguro para a realização de sonhos e projetos.
No caso da Priscila, uma boa opção seria ela antecipar parte do saldo do FGTS e usar o dinheiro para quitar as dívidas. Essa também seria uma saída para todos os que estão na mesma situação que ela.
Em que situações posso sacar o saldo do meu FGTS?
Existem algumas situações que permitem ao trabalhador fazer o saque do saldo do FGTS. As mais comuns são:
- Saque contrato por prazo determinado;
- Demissão sem justa causa;
- Rescisão por falência da empresa;
- Saque por aposentadoria;
- Idade igual ou superior a 70 anos;
- Aquisição de casa própria, e outros.
Recentemente, uma modalidade de saque, criada pelo governo federal, que tem tido bastante adesão do trabalhador, é o saque de aniversário do FGTS.
Como é realizado o saque aniversário do FGTS?
Essa é uma modalidade de saque que permite que o trabalhador retire uma parte do saldo do FGTS, uma vez por ano, no mês de seu aniversário.
Para conseguir efetuar o saque aniversário, o trabalhador deve optar de antemão por essa modalidade, caso contrário, permanecerá no sistema padrão de saque-rescisão que é automático.
Como optar pela modalidade saque aniversário?
É bem tranquilo, basta baixar o aplicativo oficial do FGTS, no site da Caixa Econômica Federal e seguir o passo a passo indicado nele.
É possível antecipar a retirada do dinheiro antes da data prevista? Como?
Sim, contratando a antecipação do saque aniversário, uma modalidade de empréstimo criado pelo governo, que permite ao trabalhador receber mais depressa parte do saldo do seu FGTS.
A antecipação do saque aniversário é uma ótima forma de conseguir dinheiro rápido, mas por se tratar de um empréstimo, tem a cobrança de juros. O bom é que o trabalhador pode contar com a garantia do próprio saldo disponível na conta do FGTS.
As principais vantagens desse tipo de saque são a rapidez e a falta de burocracia, pois a contratação poderá ser feita online, pelo aplicativo FGTS da Caixa Econômica Federal (Google Play e na App Store).
Quais as vantagens em contratar a Antecipação do Saque Aniversário FGTS?
- Rapidez e facilidade: o acesso ao dinheiro é imediato, sem necessidade de esperar a data estipulada no saque aniversário;
- Taxas de juros menores em comparação a outras modalidades de crédito;
- Não há o pagamento mensal das parcelas do empréstimo, o desconto será feito anualmente, na data prevista na modalidade;
- Não há necessidade de aval, ou de avaliação de risco de crédito.
Quais requisitos a serem cumpridos para a Antecipação do Saque Aniversário FGTS?
- Ser maior de 18 anos ou emancipado;
- Possuir conta-corrente ou poupança
- Ter optado pelo Saque Aniversário FGTS
- Conceder autorização ao banco para consultar o saldo do seu FGTS;
- Estar com o CPF em situação regular.
É mesmo necessário autorizar o banco a consultar o saldo do meu FGTS?
Sim, a sua autorização para a consulta é obrigatória, mas ela é totalmente segura, e será feita por meio do aplicativo do FGTS. Importante: antes de conceder a permissão, faça opção no aplicativo, pela modalidade saque aniversário.
Como fazer a opção pela modalidade saque aniversário?
Siga o passo a passo abaixo:
- Faça o download e entre no aplicativo do FGTS. Use seu CPF e senha cadastrada para entrar.
- Já logado, realize os procedimentos solicitados pelo aplicativo:
- No menu “meus saques” verifique se é optante da modalidade saque-aniversário, se não for, basta clicar e escolher “saque aniversário”. Se tudo estiver ok, a opção aparecerá como “ativo”.
Como autorizar ao banco consultar o saldo do meu FGTS?
Após seguir os passos acima, clique em “instituições financeiras”, localize e selecione qual instituição você deseja habilitar, e confirme.
Somente após consultar seu saldo a instituição iniciará a antecipação do saque aniversário do seu FGTS.
Não estou conseguindo autorizar o banco consultar meu FGTS, o que devo fazer?
- Confira se escolheu o número e o nome do banco corretamente.
- Se ocorrer alguma instabilidade no aplicativo do FGTS, o acesso poderá ser interrompido. É normal.
- Feche o aplicativo e efetue novamente o login. Em seguida repita todo o procedimento de autorização ao banco para acessar o saldo do seu FGTS.
Se o problema persistir, entre em contato com o atendimento da Caixa Econômica Federal para obter mais informações.
Então venha organizar suas finanças.
Agora que você já sabe que existem opções seguras de equilibrar suas finanças, não perca a oportunidade de realizar a sua antecipação do saque aniversário do FGTS. Confira quais os documentos necessários para realizar a sua.
Se você precisar de ajuda, nossa equipe de consultores experientes responderá a todas as suas perguntas.