You are currently viewing Como melhorar sua vida financeira utilizando o FGTS

A preocupação com a vida financeira é com certeza uma das maiores entre as pessoas, principalmente para quem está com as contas bagunçadas ou com dívidas. Resolver essa situação não é fácil, mas algumas medidas podem ajudar nesse processo. 

Uma das maneiras de acertar as contas é utilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Esse é um direito trabalhista para todos que trabalham pelo regime CLT e pode ser aproveitado em diversas situações.  

Veja como funcionam os saques do FGTS e porque vale a pena utilizá-lo para acertar suas finanças!

Porque priorizar sua organização financeira

A organização financeira é sempre o primeiro passo para uma relação mais saudável com o dinheiro.

Um dos primeiros passos desse processo é justamente se planejar para pagar dívidas e atrasos. Assim, você consegue “começar do zero” de novo e acertar suas finanças a partir disso. 

Planejar e colocar metas para esses pagamentos é essencial para uma vida mais tranquila quanto a isso e uma das maneiras de resolver a questão é usar o FGTS para esses pagamentos. 

Isso porque o dinheiro acaba sendo um bom acréscimo em sua conta, ideal para pagar contas atrasadas, por exemplo. Depois, é só manter uma organização e controle financeiro para não se endividar novamente e entrar em um ciclo sem fim. 

Lembre-se que o FGTS é uma maneira de contribuir com sua vida financeira, então use-o com responsabilidade e foco, lembrando dos preceitos da educação financeira. Assim, valerá a pena realizar o saque! 

5 dicas para uma vida financeira estável 

Ter uma vida financeira mais estável depende de muitos comportamentos, hábitos e controle no dia a dia, principalmente para quem tem dinheiro contado para o mês. O processo pode não ser fácil para quem nunca teve esse controle, mas com certeza é muito recompensador. 

Assim, mesmo utilizando o FGTS para acertar as contas, ainda é preciso ter um bom controle sobre seus gastos e muita organização financeira, para que a situação não se torne um ciclo infinito.  

Veja algumas dicas que podem ajudar:

1º Anote todos os seus gastos, dos menores aos maiores

Pode ser em um caderno, em um bloco de notas ou em aplicativos. O importante é conseguir visualizar tudo.

2º Separe seus gastos por categorias

Depois de anotar os gastos, separe-os em categorias e veja em quais estão seus maiores gastos.

3º Defina metas de pagamento para suas dívidas

Foque primeiro em pagar dívidas e atrasos antes de planejar novos gastos. Divida o valor em partes para saber o quanto precisa economizar no mês.

4º Planeje sempre que possível

Não compre por impulso. Sempre que possível (quando não for um imprevisto ou uma emergência) escolha o momento ideal para uma compra.

5º Priorize uma reserva de emergência

Depois de pagar suas dívidas, priorize montar sua reserva de emergência para que imprevistos não afetem sua organização financeira. O ideal é ter pelo menos 6 vezes seus gastos mensais. 

Como o FGTS pode te ajudar nisso

Antes de tudo, é preciso verificar se realizar o saque do FGTS realmente valerá a pena em seu caso, considerando o tamanho da dívida, o número de parcelas faltantes, o quanto diminuirá no valor das parcelas (em caso de quitação parcial) ou o quanto descontará no final (no caso da quitação total). 

Para isso: 

  • entre em contato com as instituições financeiras para verificar o valor das dívidas; 
  • negocie esse valor com pagamento à vista ou quitação de uma parte; 
  • avalie se o valor com desconto realmente valerá a pena no seu orçamento mensal. Se sim, vale a pena quitar total ou parcialmente. 
  • utilize o FGTS para realizar essa quitação. 

O FGTS é utilizado dessa maneira por muitas pessoas, mas dependendo do valor do juros ou da diferença mensal, pode ser que não valha a pena utilizá-lo para pagar dívidas, mas, sim, para realizar um novo gasto que seja urgente e necessário. 

Se precisa comprar uma geladeira nova, reformar uma parte da casa, comprar algo para os filhos, por exemplo, utilizar o FGTS evita o parcelamento, o que pode fazer mais diferença nas contas mensais do que fazer mais um empréstimo, por exemplo. 

Saque-aniversário do FGTS: entenda como funciona

O saque  do FGTS pode ser sacado em diversas situações, mas para quem quer utilizá-lo para acertar as finanças, a opção viável é o saque aniversário, liberado desde 2020. 

Com o saque aniversário o trabalhador tem direito de sacar anualmente um percentual do saldo que tem do FGTS, sempre no mês do seu aniversário. 

Para saber as possibilidades de saque, é só acessar o aplicativo FGTS, para Android ou iPhone. Depois, é preciso solicitar pela Caixa Federal.

Apesar de ser uma ótima maneira de ter um acréscimo nas finanças, nem sempre o valor é o suficiente. Nesses casos, existe ainda outra solução, que é antecipar o saque-aniversário por meio de outras empresas, como é o caso do SaqueFGTS

Aqui conseguimos antecipar para você até 7 anos de saque-aniversário, dando a possibilidade de você acertar sua vida financeira com segurança e juros mais baixos do que um empréstimo tradicional. 

Essa é uma ótima possibilidade para diminuir a quantidade de juros que você paga e segurar as contas. 

Por isso, caso seu FGTS não seja o suficiente para suas necessidades, vale a pena pesquisar sobre essa opção. Aqui em nosso site temos mais informações sobre isso. Veja como organizar melhor sua vida financeira! 

Este post tem um comentário

Deixe um comentário