• Post author:
You are currently viewing 10 passos para sair das dívidas

Não se desespere! Entre os brasileiros, estar endividado é mais comum do que se imagina: aluguel atrasado, prestações acumulando, despesas altas, falta de planejamento e descontrole com os gastos. Quando percebe-se já é tarde, você está endividado, assim como 62% das famílias brasileiras.

Mas calma, não fique abalado! O momento agora pede equilíbrio para reverter este cenário. Com um pouco de organização e determinação, é possível virar este jogo. Para te ajudar nesta missão, a equipe Empréstimo FGTS construiu 10 passos para você sair das dívidas.

Escreva no papel suas dívidas

O primeiro passo para sair do vermelho é saber qual é a real situação das suas finanças e das suas dívidas.

Coloque no papel quanto você está devendo, há quanto tempo e para quem. Mesmo os pequenos débitos não devem ficar de fora deste levantamento.

É nessa hora que fazemos o diagnóstico do seu endividamento. Só assim conseguimos priorizar quais as contas devemos pagar primeiro e quais podemos deixar para depois.

Crie um orçamento financeiro pessoal

Dívidas devidamente listadas, é hora de analisar o orçamento financeiro pessoal para traçar um plano para quitar as pendências.

Liste todas as receitas que recebe, como salário e dinheiro extra. Em seguida, coloque no papel as despesas fixas, como aluguel, condomínio e contas de água, luz etc. Por fim, liste as despesas variáveis, como restaurante, compras e cuidados pessoais.

Com essas informações, você tem a possibilidade de descobrir onde é possível cortar gastos para quitar as dívidas existentes e sair do vermelho.

Que tal ganhar uma forcinha da Super Simples Cred para entender se realmente está gastando mais do que pode? Baixe agora a nossa planilha de controle de gastos pelo link: CLIQUE AQUI

Pague as dívidas mais caras

Dívidas no cheque especial e de cartão de crédito cobram os juros mais altos do mercado. Por isso, é importante priorizá-las quando for renegociar com os credores.

Faça “Consolidação de Dívida”

Fazer a “Consolidação de Dívidas” nada mais é que trocar uma dívida com juros alto por uma dívida com juros mais baixo.

Essa prática só é vantajosa quando você não tem o valor disponível para quitar a dívida de juros alto. Sendo assim, caso não tenha dinheiro para quitar o cartão de crédito e o cheque especial, considere trocá-las por modelos que cobrem juros mais baixos, como um empréstimo do seu próprio saldo do FGTS, simule agora mesmo!

5º Busque por ajuda

Não é vergonha pedir ajuda nessas horas! Vergonha é não pedir ajuda por orgulho!

Um simples conselho profissional pode encurtar muito sua trajetória rumo à superação das dívidas.

Caso não saiba quanto custa um Consultor Financeiro ou ache que o valor é inacessível nesse momento delicado, você pode pesquisar por conta própria no Google.

Aqui na Empréstimo FGTS nós oferecemos Consultoria Financeira Gratuita com nossos Consultores. Basta enviar um e-mail para euquero@emprestimofgts.com.br com o assunto: Eu quero Consultoria Financeira Gratuita.

Renegocie com credores

Depois de identificar quanto deve, há quanto tempo e para quem (lá no primeiro passo), você irá renegociar as suas dívidas com os credores. Antes de contatá-los, tenha em mente uma proposta de pagamento de acordo com as suas possibilidades. Afinal, saldar a dívida é positiva para ambos os lados.

Evite novas dívidas

Para desfrutar de uma vida financeira saudável, é preciso mudar hábitos e rever sua relação com o dinheiro para evitar ficar novamente no vermelho. Corte gastos desnecessários e evite compras de impulso.

Evite parcelamentos

Para sair do vermelho — ou fugir dele — fique de olho nas compras parceladas que dão a falsa ideia de que a aquisição não irá comprometer o orçamento. Lembre-se que no valor das parcelas, muitas vezes, estão incluídos juros altos. Assim, o ideal é sempre economizar para comprar à vista.

Construa uma reserva de emergência

Depois de sair do vermelho e identificar comportamentos que são prejudiciais para a sua vida financeira, você está pronto para dar um passo importante rumo à sua segurança financeira.

Separe, mensalmente, uma quantia para criar este fundo de emergência. O recomendado é que esta reserva tenha um montante equivalente a três meses de gastos. Dessa forma, você fica resguardado caso surja alguma despesa inesperada no seu orçamento.

10º Faça um empréstimo com Juros Baixo

Essa é uma ótima alternativa para cobrir o cheque especial ou evitar o rotativo do cartão de crédito (quando pagamos a fatura mínima do cartão), nos quais os juros são bem elevados. Quando possível, antecipar seu saque-aniversário FGTS costuma ser a opção mais vantajosa.

Como o desconto ocorre uma vez por ano, diretamente no saldo do FGTS, o risco do banco na operação é próximo de zero, o que garante uma taxa de juros irrisória.

Outro atrativo é poder de concentrar todas as dívidas em uma única operação, trazendo tranquilidade e evitando o excesso de cobranças.

Você está sabendo gerenciar suas contas com sabedoria?

Se a resposta for “não”, vamos te ajudar a dar o primeiro passo. Vou te dar acesso à uma planilha que irá te ajudar a mensurar as suas despesas mensais, clique aqui.

Este post tem 2 comentários

  1. Etelvino Manoel da Silva

    Cuidar da saude o plano esta atrasado, pago um emprestimo pessoal taxa muito alta, deve cheque especial e tem o consignado. Mais o primeiro a saude urgente.

Deixe um comentário