Se tem uma coisa que é fundamental o trabalhador saber sobre e ter acesso, é em relação aos seus direitos trabalhistas e benefícios acarretados pelo seu serviço, que geram oportunidades, caminhos e meios para solucionar muitos problemas.
Dentre todos que com muito esforço e mudanças sociais tiveram seu devido alcance e efetivação, o FGTS é um dos mais destacados e que atualmente proporciona mais oportunidades para aqueles que precisam de dinheiro extra rápido e fácil.
Desde a sua criação até as mudanças sofridas pela Constituição e pelo cenário brasileiro vivido, o FGTS vem passando por uma série de modificações e possibilitando ao trabalhador a oportunidade de gerenciar de perto e a qualquer tempo o seu dinheiro.
Então após o surgimento das suas diversas modalidades, como a antecipação do saque aniversário, saque extraordinário, entre outros, o FGTS mostrou uma necessidade de acompanhamento, despertando o interesse e investimento do trabalhador no seu manuseio.
Por isso, hoje vamos ensinar como iniciar esse acompanhamento e acesso a partir do entendimento de como baixar, acessar e utilizar o aplicativo FGTS e assim, fazer todas as transações, solicitações e adesões possibilitadas por esse benefício tão eficaz atualmente.
Antes de tudo, o que é o FGTS?
Para entender como instalar e utilizar o aplicativo FGTS, é muito importante saber o que exatamente é esse benefício e porque proporcionar ao trabalhador o acesso e manuseio dele se torna cada dia mais importante e fundamental para uma série de negociações.
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é um direito trabalhista previsto em lei, que nasceu a partir de uma necessidade de proporcionar renda ao trabalhador demitido sem justa causa, ou que estivesse passando por uma situação de extrema necessidade.
Nesses casos, a pessoa estaria precisando urgente de uma forma de sustento, um dinheiro que conseguisse suprir suas demandas. Assim, foi criada uma poupança externa em que mensalmente acumula-se valores e gera um fundo monetário para utilização: o FGTS.
Todo mês, até 8% do salário bruto do trabalhador é direcionado e depositado na sua conta FGTS, somando aos valores ali existentes e proporcionando a formação de uma garantia em dinheiro, fruto dos serviços prestados e de toda dedicação, seja na área urbana ou rural.
Esse valor, de um modo geral, só é liberado quando acontece uma demissão sem justa causa, ou o trabalhador deseja investir na casa própria, entre outros exemplos. Contudo, principalmente após a pandemia do COVID-19 e as mudanças econômicas, isso mudou.
Tudo porque a falha na economia brasileira, o aumento de desempregados e endividados fez com que fossem criadas modalidades de acesso ao FGTS de forma mais prática, sem burocracias e visando a melhoria da própria vida financeira.
Aqui podemos citar a antecipação do saque aniversário, por exemplo. E é justamente devido a essas mudanças, que o acesso ao aplicativo FGTS se torna cada vez mais necessário, fazendo com que viéssemos aqui explicar sobre ele.
O que é o aplicativo FGTS e como baixar?
Pensou em uma forma de parar de enfrentar filas no banco e recorre a ele para tudo, inclusive saber informações do seu benefício? Conheça então o aplicativo FGTS, que veio justamente para isso.
Com a tecnologia e a modernidade, tudo ficou bem nas nossas mãos, com acesso pelo celular de todas as movimentações do FGTS. Mas como então ter acesso ao aplicativo FGTS e conseguir ter salvo no próprio telefone para consultas?
Primeiramente, saiba que para baixar o aplicativo FGTS não tem segredo algum, sendo diretamente na galeria de aplicativos do seu celular, na play store no caso de Android, ou apple store, para IOS.
Assim, no seu menu de aplicativos acesse a galeria correspondente e digite “FGTS” na barra de pesquisa, clicando em seguida em instalar, para baixar o aplicativo FGTS.
Após isso, faça seu cadastro, clicando no botão “Cadastre-se” e em seguida, informando os dados solicitados como nome, CPF, data de nascimento e e-mail. Depois de preencher e conferir, crie uma senha de 6 dígitos, forte e que você ao acessar novamente o app.
Quando inserir a senha, clique em “Não sou um robô” e verifique o e-mail de confirmação a ser recebido, para validar a senha cadastrada. Após, retorne ao aplicativo FGTS e faça login com seu CPF e a senha criada.
Responda as perguntas, leia os termos e aceite, e prontinho! Acesso ao aplicativo FGTS completo e pronto para ser acessado a qualquer momento de qualquer lugar.
O que fazer no aplicativo FGTS e como utilizá-lo?
O aplicativo FGTS possui inúmeros serviços e permite um acesso amplo para as mais diversas situações, entre elas:
- A realização de saques de valores liberados após rescisão contratual de trabalho;
- Solicitar diversos formatos de saque via documentos;
- Inserir os dados bancários do banco a ser recebido seus valores.
- Consultar extrato, saldo e movimentações realizadas.
Por fim, a utilidade do aplicativo FGTS se expande entre várias funções, como consulta de saldo ativo e inativo, autorização de bancos para consultarem seu FGTS e dizer as possibilidades de resgate e saque, além de claro, a aderência ao saque aniversário.
Nesse último você pode ainda, ao aderir a modalidade saque aniversário, simular os valores a ser liberado, e caso queira antecipar mais de uma parcela de uma só vez, entrar em contato com uma instituição financeira responsável e fazer a solicitação do seu saque.
Saiba mais sobre o aplicativo FGTS!
Agora que você já sabe como baixar e utilizar o aplicativo FGTS, não deixe de desfrutar das suas funções, controlando as movimentações do seu benefício e permitindo transações direto na sua conta bancária, facilitando o recebimento do seu próprio dinheiro.
Pingback: O saque aniversário pode ser cancelado? – Saque FGTS