Desde abril de 2022, a Caixa Econômica Federal começou a liberar uma nova rodada do que ficou conhecido como saque extraordinário do FGTS. Criado como uma espécie de ajuda emergencial em tempos de crise, o valor liberado vem ajudando muita gente.
Essa retirada de parte do saldo do FGTS é permitida pelo Governo Federal, definindo datas para saque de acordo com o mês de aniversário do cidadão, para facilitar o acesso. Estima-se que o saque extraordinário deve beneficiar mais de 40 milhões de pessoas.
Seja para brasileiros com contas ativas ou inativas do FGTS, o saque extraordinário libera valores não bloqueados e no caso daqueles que possuem direito a sacar até mil reais, o dinheiro é depositado diretamente em conta digital da Caixa ou conta já existente.
A retirada de valores irá ocorrer até dia 15 de dezembro, devendo o trabalhador se atentar às datas de liberação de acordo com o seu mês, e se está com tudo regularizado para não ter problemas de acesso e na realização do saque extraordinário.
Todavia, há trabalhadores com problemas na liberação, seja para ausência de depósito em conta e outras inconsistências no momento do saque. Por isso, hoje viemos trazer a solução para que você resolva esse problema e consiga ter acesso ao seu dinheiro.
Como faz para saber se tem direito ao saque extraordinário do FGTS?
Para entender o que fazer em casos de não conseguir ter acesso ao saque extraordinário, é preciso entender quais os requisitos necessários para se encaixar nele e assim, verificar se você realmente tem direito ou se o problema pode ser não estar disponível para você.
Isso porque, ainda que você possua saldo de FGTS não comprometido, pode ser que alguma outra pendência possa estar interferindo no processo, como CPF irregular na Receita Federal, política interna do banco e outros conflitos que afastam a possibilidade.
Em casos como esse, em que os valores do saque extraordinário não tiverem sido liberados, é necessário pedir a liberação de recursos. De acordo com a Caixa, o bloqueio ocorre por causa de alguns fatores, nos quais podemos destacar:
- Operações anteriores de bloqueio da conta;
- Determinações judiciais;
- Pedido de devolução;
- Dados inconsistentes.
Assim, em caso de não liberação do saque extraordinário, não entre em desespero. Busque se informar e verificar se você não se enquadra em um desses casos, para que busque a solução necessária e assim, tenha acesso ao seu tão sonhado dinheiro.
Como solicitar o saque pelo aplicativo?
Primeiramente é preciso instalar o aplicativo FGTS e fazer o login de acordo com o seu cadastro na Caixa. Com o app é possível consultar informações em relação ao seu benefício, desde o saldo total até as possibilidades de liberação antecipada.
Na nova versão do aplicativo, o cidadão consegue visualizar se tem direito ao saque extraordinário, através de uma aba específica para saber mais sobre o assunto. Ali, o trabalhador verá até quanto será liberado, a data e a conta em que ocorrerá o depósito.
O saque extraordinário pode liberar até mil reais ao trabalhador, o que irá depender da análise do saldo total e de outros fatores. O importante é saber que esse valor representa uma fonte de auxílio e amparo para as necessidades financeiras atuais.
Quais situações não me permitem receber o saque extraordinário?
Sobre não conseguir receber o saque extraordinário, mesmo após fazer a consulta e verificar que tem saldo disponível, mas o valor não caiu na data disponibilizada, é possível buscar a solução a partir da solicitação do saque FGTS.
Por conta de algum problema na criação da conta digital, ou na transação em si, ainda com tudo ok, o trabalhador pode não conseguir a liberação do saque extraordinário, em que a Caixa informou que é necessário complementar informações e solicitar o saque FGTS.
Pelo aplicativo mesmo, poderá ser solicitado esse saque, como informado acima, em que é de responsabilidade do trabalhador disponibilizar dados corretos para o devido acesso e liberação do saque extraordinário sem burocracias e posteriores problemas.
Consulte o saque extraordinário com regularidade
Outro ponto a ser analisado nesse momento em que a liberação do saque extraordinário não está sendo possível, é a consulta diretamente no aplicativo Caixa TEM. Afinal, é a conta a ser depositada o valor e pode ser que esteja pendente de atualização, por exemplo.
Assim, você deve instalar o aplicativo e acessar com seu CPF e senha, verificando se a conta foi realmente criada pela Caixa e se está tudo ok na sua regularização, dados corretos e completos e benefício ativo, para que elimine mais uma fonte de problemas.
Caso esteja tudo ok, o problema pode ser na liberação ou alguma outra pendência junto a Caixa. Contudo, caso não esteja em conformidade ou com alguma falha, o problema pode sim ter a ver com a conta digital, devendo ser informado para que haja regularização.
Saiba mais sobre o saque extraordinário e o seu FGTS
Agora que você já sabe quais os momentos em que o saque extraordinário pode não ser liberado e o que fazer nessas situações, não deixe de acompanhar e entender melhor sobre essa modalidade e como ela interfere no seu FGTS.
Dentre as formas de liberação de valores, o saque total do FGTS é bem procurado em casos de demissão, sendo acrescido da multa de 40%. Mas como o saque extraordinário interfere na multa de 40% do FGTS e na possibilidade de sacar esse valor?
Essa e muitas outras questões que hoje são uma dúvida sua, deixará de ser. Então, não fique de fora e aprenda mais sobre o seu benefício, utilizando ele da melhor maneira para você e sua vida financeira.