• Post author:
You are currently viewing O que você precisa saber antes de fazer um empréstimo pessoal?

Acabar com as dívidas acumuladas durante anos não é tarefa fácil especialmente quando vivemos numa cultura que fomenta o consumismo desenfreado.

Pedir um empréstimo é a melhor alternativa quando a dívida já está insustentável e fora de controle. Algumas pessoas não consideram essa possibilidade e preferem juntar dinheiro para depois pagar a dívida, mas é aí que mora o perigo!

Afinal, diariamente, somos bombardeados com “ofertas irrecusáveis” que nos fazem gastar o dinheiro que estamos acumulando, o que pode resultar na perda de várias noites de sono e pressão de todos os lados.

Por isso, preparamos este conteúdo para você, que pretende fazer um empréstimo para acabar com suas dívidas insustentáveis. Elencamos quais os fatores que devem ser considerados antes de fazer o empréstimo. Siga com a gente!

Prepare-se para pagar as mensalidades do empréstimo

Mesmo que não consiga economizar o suficiente para resolver sua situação, você precisará de dinheiro no fim do mês para quitar o empréstimo que pretende fazer, certo?

Para isso, é extremamente importante analisar seus gastos em busca de cortes em suas despesas mensais. Algumas dicas: reduza a quantidade de idas ao restaurante, compre produtos de marcas mais baratas, escolha passeios gratuitos e evite usar seu carro devido ao alto preço da gasolina. Essas são as despesas que mais pesam no bolso do brasileiro atualmente.

Pesquise as condições e os tipos de empréstimo

Cuidado com a facilidade de contratação, já que pode esconder juros elevados, os quais comprometerão o seu orçamento a médio e longo prazos, podendo até mesmo forçá-lo a pedir outro empréstimo e piorar ainda mais sua situação.

Por mais que um empréstimo pareça ótimo à primeira vista, é necessário pesquisar as taxas de juros e o prazo de pagamento.

Outra dica é consultar se a linha de crédito analisada permite antecipar parcelas. Assim, caso consiga juntar uma quantia antes do término das parcelas, você poderá adiantar o pagamento total do empréstimo.

Se não for possível adiantar parcelas ou o desconto nos juros for irrelevante, você acabará “preso” às parcelas e terá que pagar mais encargos mesmo que tenha conseguido o valor para quitar tudo o que deve.

Cada empréstimo tem características específicas para diferentes necessidades. Pesquise bastante para que encontre encontrar a melhor para você!

O mais importante é pesquisar bem os diferentes tipos de crédito que há no mercado, como o empréstimo consignado, o empréstimo com garantia, o empréstimo pessoal e outros.

Entenda o contrato e os documentos necessários

Solicitar um empréstimo junto às instituições financeiras pode ser um processo bastante burocrático e demorado, até mesmo se você solicitar um empréstimo on-line.

Os documentos necessários para cada operação variam de acordo com a instituição e a linha de crédito escolhida, por isso, listamos a documentação básica exigida:

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de renda
  • Comprovante de residência
  • Xerox de todos esses listados

Temos um grande problema cultural aqui no Brasil: boa parte das pessoas não tem o hábito de ler os contratos de empréstimo.

No entanto, a leitura do documento é necessária e obrigatória para que você não tenha surpresas no meio do caminho, a exemplo das taxas de manutenção, reajustes de valores, possibilidade de cancelamento somente mediante o pagamento de multas, etc.

Alguns itens importantes que devem ser observados na hora de contratar um empréstimo pessoal:

  • Taxas de juros, multas por atraso e outros encargos;
  • Prazo para pagamento;
  • Possibilidade de antecipar parcelas, como isso será feito, bem como o percentual de desconto envolvido nas antecipações;
  • O que acontece se ficar inadimplente;
  • Possibilidade de renegociação (vale perguntar ao banco se não estiver em contrato);
  • Como poderá controlar o pagamento das parcelas (existe um sistema on-line para consultas recorrentes?);
  • Como os boletos serão enviados para você;
  • Quais são os canais de atendimento da instituição financeira.

Quanto mais informado sobre o empréstimo você estiver, menores são as chances de você ser pego de surpresa e acabar se endividando ainda mais.

Solicite um empréstimo atrelado ao seu FGTS

Essa é a opção que os bancos escondem de você quando você precisa de dinheiro. Por que isso ocorre? Porque os bancos tomam prejuízo quando realizam essa operação, já que os juros são muito baixos para o tomador.

O Empréstimo FGTS é basicamente a antecipação do saque aniversário, uma das novas opções para resgatar seu dinheiro do FGTS.

Todo o processo pode ser feito on-line, sem sair de casa. Para contratar, basta acessar o Portal Empréstimo FGTS. Ah, negativado também pode pegar.

As taxas de juros dessa opção de crédito são a partir de 0,99% ao mês ou 12,54% ao ano, sendo atualmente, as mais atrativas para a pessoa física.

Deixe um comentário