Depois de tantas mudanças que o FGTS passou nesses últimos tempos, os trabalhadores viram a importância de ter acesso às suas informações e a necessidade de mudar de vez a sua vida financeira de maneira simples e a partir do próprio trabalho.
Por muito tempo o acesso ao FGTS era apenas diretamente no banco, a Caixa Econômica, e bem limitado a apenas alguns momentos e quando o trabalhador se enquadrava em situações específicas de saque completo e manutenção da conta.
Todavia, após várias mudanças na temática do FGTS, como a criação de modalidades que liberasse previamente o dinheiro do trabalhador, o acesso aos dados precisou ser mais direto e da titularidade do beneficiário, a fim de que conhecesse as condições para ele.
Tudo isso associado com o avanço da tecnologia e a modernidade, fizeram com que fossem criados outros canais além da velha ida ao banco para ter acesso completo às informações do próprio FGTS para que fosse habilitada a auto manutenção da situação exposta.
Dessa maneira, hoje vamos falar um pouco mais das formas de acessar o seu FGTS sem erros, conhecendo os diversos canais e habilitando o acesso a qualquer hora e a qualquer momento, conquistando o controle de todas as funções e serviços ali oferecidos.
Qual a importância de ter acesso ao seu FGTS?
Antes de saber as mais variadas formas de acesso ao seu FGTS e como assumir o controle do seu benefício, é mais que válido saber porque é tão importante esse contato e manutenção atualmente, e quais mudanças acarreta com isso.
O FGTS é o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, criado em 1966 e passado por uma série de modificações que visasse criar uma poupança extra ao trabalhador que fosse demitido sem justa causa, ou precisaria urgentemente de dinheiro para extremas situações.
Isso porque ao ficar sem renda, ou diante de uma situação difícil, manter o sustento e não ficar preso em dívidas se torna inevitável, mostrando que deveria existir um cuidado por parte do governo e envolvidos em garantir os direitos fundamentais do trabalhador.
Assim, começou a ser descontado 8% do salário bruto mensal do trabalhador e direcionado para a conta FGTS, somando a cada mês e assim, formando um montante, um fundo monetário para utilização quando fosse necessário a sua retirada.
Entretanto, após muitos anos de poder sacar o FGTS apenas após a demissão ou em casos bem específicos, começou-se a notar uma mudança nesse aspecto devido às alterações geradas pela pandemia do COVID-19 e a crise financeira brasileira.
Nesse sentido, surgiram modalidades alternativas para saques do FGTS, como a antecipação do saque aniversário, o saque extraordinário, entre outros.
Foram justamente esses fatores que levantaram a necessidade de um acesso próprio e direto do próprio trabalhador ao seu FGTS.
Como fazer o cadastro do FGTS para posterior acesso?
Após entender o porquê da necessidade atual de acessar o FGTS, é preciso saber que para iniciar esse processo, primeiro você precisa ter um cadastro para que seja cruzado seus dados já cadastrados e assim, evidenciado as informações referentes ao seu benefício.
Uma das formas mais fáceis e diretas, além da tão conhecida que é se direcionar a uma agência da Caixa Econômica Federal e fazer o cadastro, é efetuar através do aplicativo FGTS, disponível para Android (play store) e IOS (apple store).
Após pesquisar o app e instalar, com ele já baixado, você deve clicar na opção “Cadastre-se” e seguir as instruções, fornecendo os dados solicitados e posteriormente, criando uma senha de até 6 dígitos para acesso, a ser validado via e-mail cadastrado.
Depois da validação completa, basta voltar e acessar pelo próprio aplicativo, através do CPF e senha cadastrada, às informações referentes ao seu FGTS, desde a consulta de saldo até a adesão ao saque aniversário, autorização de bancos, entre outras transações.
Formas de acesso ao FGTS sem erros
Agora que você já sabe como se cadastrar no FGTS, descubra cada uma das formas de acessar os dados e realizar todos os serviços oferecidos pelo FGTS. Confira:
Acesso pelo aplicativo FGTS
Anteriormente já explicado rapidamente, o acesso pelo aplicativo FGTS se dá logo após o cadastro demonstrado, em que o trabalhador retorna na página inicial e faz o acesso com seu CPF e a senha criada no momento de cadastro na plataforma.
Após inserir o CPF, você deverá clicar em “Não sou um robô” para prosseguir e colocar assim, a senha. Em seguida, você já será direcionado à página principal e poderá desfrutar de todos os serviços e transações oferecidas pelo aplicativo e através do FGTS.
Acesso pelo site FGTS
Não muito diferente do acesso pelo app, aqui você deverá pesquisar no seu navegador o site FGTS e ao entrar, clicar em “Saldos e Extratos FGTS”.
Em seguida será solicitado o login, que será o mesmo criado no momento de cadastro, clicando logo após em “Não sou um robô” e “Acessar”. Depois, basta aproveitar cada modalidade oferecida pelo FGTS.
Acesso pelo site ou conta Caixa
Por fim, caso se sinta mais confortável ou ache mais interessante, poderá acessar as informações do seu FGTS através do site ou app da Caixa, via internet banking, caso possua conta.
Para isso, entre no site, na parte de extrato FGTS e entre com o NIS ou CPF, clicando em cadastrar senha, caso seja primeiro acesso. Leia o regulamento com calma e concordando, aceite seus termos.
Preencha todos os campos e crie uma senha de 8 dígitos forte. Volte a tela de login e o faça, inserindo CPF e senha.
Aprenda mais sobre o FGTS!
Gostou de conhecer como acessar sem erros seu FGTS? Então não perca tempo e saiba tudo sobre o seu benefício, para que serve e quais os seus objetivos, a fim de que saiba ter controle sobre o seu próprio direito e mude de uma vez por todas sua vida financeira.