• Post author:
You are currently viewing Entenda como funciona o empréstimo com cartão de crédito

(Fonte:Kindel Media/ Pexels/ Reprodução)

Você sabia que, para muitos brasileiros, tentar obter um empréstimo por meio do cartão de crédito é a saída mais prática e rápida para quando se está precisando de dinheiro urgente? 

Embora seja uma modalidade atrativa para se obter alguma quantia, boa parte das pessoas não entende como esse tipo de serviço de crédito funciona.

Por exemplo, os principais aspectos envolvendo as taxas e os procedimentos para a solicitação do empréstimo.

É claro que os imprevistos acontecem e, em muitos casos, não existe outra saída a não ser recorrer à opção citada. 

No entanto, quanto mais a pessoa aprender sobre como tudo funciona, melhor será para ela, visto que terá um entendimento maior sobre os principais aspectos do cartão de crédito e, em várias situações, até poderá conseguir uma negociação melhor.

Nos próximos tópicos vamos explicar como funciona esse modelo de empréstimo. Também falaremos sobre alguns cuidados que você deve ter. Confira!

Primeiro, vamos entender como se dá às operações com o cartão de crédito

Não é complicado entender como as funcionalidades de um cartão de crédito operam

Basicamente, trata-se de uma maneira de se obter um empréstimo financeiro com um prazo de cerca de 40 dias para começar a pagar. 

Esse tipo de serviço é disponibilizado por várias instituições financeiras, dos bancos tradicionais aos digitais, passando pelas cooperativas de crédito.

Normalmente, a pessoa elegível para ter um cartão de crédito já recebe o seu com um limite previamente estabelecido para poder gastar com serviços e aquisição de bens.

Para muitos usuários de cartões de crédito, além do limite, um de seus maiores benefícios é a possibilidade de poder parcelar as compras. 

Além disso, muitos bancos, especialmente os digitais, ainda oferecem “mimos” e a chance de participar de programas especiais, como compras com desconto maior para seus clientes com cartão de crédito.

Importante: quando você é aprovado e recebe o seu cartão de crédito, ele já é entregue em suas mãos com limite, taxas de juros e cobranças adicionais definidas pelo próprio banco.

Com relação às taxas, elas costumam ser padronizadas. Contudo, o valor do limite liberado para que você possa usar como empréstimo depende de uma série de fatores, como seus hábitos de compra e a sua renda.

Com base no exposto acima, o empréstimo via cartão de crédito é apenas mais um dos diversos serviços que as instituições financeiras oferecem aos seus clientes. 

Então, como fazer empréstimo no cartão de crédito?

A maneira como o empréstimo no cartão de crédito é disponibilizado ao usuário do banco varia de uma instituição para outra. Por exemplo, alguns bancos já oferecem esse serviço juntamente com o limite pré-aprovado com o cartão. 

Ou seja, uma espécie de recurso adicional, ou grana de emergência, caso você precise de mais dinheiro.

Por outro lado, boa parte das operadoras de cartões colocam esse recurso a disposição de seus clientes de forma completamente online. Isto é, você não precisa se deslocar até uma agência física do banco, pois tudo pode ser feito pelo site ou pelo aplicativo.

O modo sobre como a contratação do empréstimo deve ser feito também pode variar entre as instituições financeiras. Contudo, a maioria delas possuem procedimentos bastantes semelhantes. 

Geralmente, os passos seguidos são os seguintes:

1. Simulação e contratação: por meio do aplicativo do banco ou do site oficial da instituição, o interessado em obter um empréstimo via cartão de crédito pode simular o valor desejado, analisar as taxas, parcelas e demais detalhes. 

Caso corresponda com as suas necessidades e possibilidades, ele pode solicitar a contratação do serviço.

2. Análise de crédito: praticamente todas as instituições financeiras, sejam elas físicas ou digitais, realizam uma verificação do perfil do solicitante. 

Essa análise inclui seus hábitos de pagamento, isto é, se você paga suas contas em dia, bem como costuma gastar seu dinheiro.

Isso é feito para que o banco tenha certeza de que a pessoa que está pedindo o empréstimo por cartão de crédito, realmente, terá plenas condições de arcar com o pagamento das parcelas.

3. Acertando o contrato: caso tudo tenha dado certo até aqui, é hora de ler com muita calma os termos e o contrato. 

Aliás, muitas pessoas acabam sendo pegas de surpresa com taxas ou cobranças de serviços que não se lembravam de ter contratado quando pediram o empréstimo.

A questão é que há muitas coisas que constam nesses documentos e, como a pessoa não os lê com atenção, termina sendo surpreendida negativamente. 

Então, fica o alerta: por mais longo que seja o contrato ou minúsculas letras, não deixe nada de fora!

4. Fechando o negócio: se você passou por todos os passos acima e não encontrou nenhum obstáculo, o dinheiro solicitado como empréstimo de cartão de crédito será liberado em sua conta-corrente.

Lembrando que os valores são somente depositados em contas da instituição que aprovou o seu pedido. Dependendo do banco, a liberação do dinheiro pode ser quase automática ou demorar alguns dias. 

Dicas e orientações sobre empréstimo via cartão de crédito

Muitas pessoas têm medo de usar o empréstimo por cartão de crédito com medo de não conseguirem arcar com as parcelas. 

Aqui, entra o velho e bom planejamento. Afinal, tudo feito com responsabilidade tem muito menos chances de dar errado.

Se você já tem a possibilidade de obter dinheiro por meio da modalidade que estamos tratando aqui, ou não tem; mas deseja ter, existem algumas boas práticas que podem ajudar você a obter um empréstimo maior do banco ou a liberação do seu primeiro cartão de crédito com esse recurso.

Sendo assim, fique atento a pontos como:

Pagar as contas em dia: isso ajuda a melhorar a sua pontuação nas análises feitas pelas instituições financeiras. 

Aliás, isso inclui das contas mais simples, como boletos de lojas de eletrodomésticos a um empréstimo anterior, cujas parcelas estão ou foram pagas atrasadas.

Saiba se você é elegível: boa parte das pessoas acredita que basta apenas entrar em contato com o banco e pedir o empréstimo por cartão de crédito. 

Na realidade, existem diversos critérios que devem ser considerados antes disso.

Por exemplo, você sabia que sua cidadania, idade e score (pontuação) de crédito no Serasa, também são aspectos que influenciam na sua aprovação, ou não. 

Sendo assim, não peça um empréstimo por cartão se ainda não atende aos requisitos mínimos.

Esperamos que esse artigo tenha ajudado a esclarecer algumas dúvidas sobre como funciona o empréstimo por cartão de crédito

No mais, sempre se lembre de planejar suas contas e de se certificar que tudo está dentro da sua capacidade financeira.

E já que estamos falando sobre empréstimo por cartão de crédito que, muitas vezes, é usado para o pagamento de dívidas, que tal usar o seu FGTS para reequilibrar sua vida financeira? 
No portal Saque FGTS você pode saber como fazer isso e muito mais. Na opção “Antecipar saque já”, você ficará por dentro do que deve fazer para agilizar o recebimento dos valores do FGTS aos quais tem direito!

Deixe um comentário