You are currently viewing Como quitar as dívidas do cartão de crédito com o FGTS

Viver nas dívidas é uma das piores coisas que existem. A sensação de ser pertubado em parte do dia, com ligações telefônicas, cobranças via e-mail e, hoje em dia via Whatsapp, é desesperadora. Essa é a rotina diária de quem está em falta com o pagamento dos boletos.

Com os cartões de crédito, não é muito diferente. Existem relatos pela internet de pessoas que receberam inúmeras ligações durante o dia, ao ponto de ter que trocar de número. Mas nem mesmo isso funcionou, parece que essas empresas caçam a pessoa.

Você pode ter passado por isso. Caso esteja vivendo essa situação agora, com créditos sendo negados, score lá embaixo e perturbação nos momentos em que você está trabalhando ou simplesmente descansando, é a hora de tomar uma atitude.

Sua alternativa para se livrar, de uma vez por todas, das dívidas do cartão de crédito, pode ser a antecipação do seu saldo do FGTS. Mas antes de qualquer coisa, você deve se programar para isso. Como tudo na vida, isso também requer um planejamento.

Além do mais, você precisa saber das maneiras viáveis de como quitar essa dívida, antes que ela vire uma bola de neve gigante.

Como está sua vida financeira?

Primeiro ponto é fazer um panorama de como está sua saúde financeira, assim como a situação atual das suas dívidas e também da própria receita.

Liste todos os débitos em atraso e defina prioridades de cada um. Observe se existem juros acrescidos sobre os pagamentos atrasados. 

É de suma importância analisar seu orçamento mensal. É desta forma que será possível entender quais são os seus pagamentos fixos, quais os gastos que podem ser eliminados e quanto irá sobrar para ser destinado a quitação dos débitos

Essa é sua primeira missão, antes de qualquer coisa, criar um planejamento financeiro e uma organização orçamentária para não quitar os débitos de qualquer jeito. É como eu falei no início, para tudo, é necessário um plano.

O que pagar primeiro?

Depois que você listar suas entradas, saídas e débitos atrasados, você vai agora criar uma estratégia para fazer os pagamentos corretamente. Esse é um dos pontos que muita gente fica na dúvida, após criar uma organização. Principalmente, quem está com muitas dívidas.

Até porque, quando se tem muitos débitos em atraso, é natural a pessoa ficar em dúvida do que pagar primeiro. 

Mas você deve observar qual é o que está há mais tempo sem pagar e se ele teve muito crescimento de juros e multas pelo tempo de atraso. Esses, merecem mais atenção e a prioridade de pagamento.

Mas calma, se eles são muito altos e você não possui o dinheiro para pagá-los agora, destine os seus recursos financeiros ao pagamento de débitos, com valores mais baixos. Com isso, você vai evitar que o débito “pequeneninho”, cresça. 

Geralmente, as dívidas de cartão de crédito são as que os juros vão lá para o alto. Por isso, ela é o foco aqui. 

Infelizmente, a cultura do cartão de crédito ainda é muito disseminada no Brasil. As pessoas utilizam essa modalidade de pagamento, achando que é um dinheiro que está na carteira disponível.

Mas na realidade, aquilo ali é uma espécie de crédito que a conta vai chegar para você e para todo mundo que utilizar. Não adianta olhar para o cartão como algo que está inteiramente disponível para você, porque você não vai poder fugir do pagamento depois.

Já tentou negociar?

Caso não, esse pode ser o momento. Existem débitos que são muito altos e, como as empresas não querem perder o pagamento, muitas aproveitam e dão um desconto legal para o consumidor quitar logo o débito.

Geralmente, são dívidas mais altas, que demandam um esforço de pagamento maior. O ideal é que você tenha uma conversa franca durante a negociação. Explicar o que te levou a atrasar o pagamento e ficar no vermelho é o princípio dessa negociação.

Sempre é interessante falar o motivo que o levou a não pagar o débito para assim solicitar um desconto e eliminar mais um problema da sua vida. Converse com calma e ofereça uma proposta que seja viável também para quem está ouvindo.

Muitos cartões possuem canais específicos de negociação, já que eles sabem que o brasileiro não tem tanta organização financeira e as empresas estão passíveis de saírem no prejuízo. Por isso, eles criaram os serviços de atendimento ao cliente para a quitação de dívidas.

É com esse canal, que você pode buscar a sua negociação e conseguir um desconto sobre o valor final da dívida para conseguir respirar financeiramente. Não esqueça, seja comprometido quando acordarem o pagamento.

Evite parcelamentos

Parece tentador, mas fuja disso. Esta maneira de pagar as dívidas, geralmente te deixam ainda mais endividado. A quantidade de juros embutidos nesses parcelamentos, na maioria das vezes, são altos e não compensam.

Lembrando que isso vale tanto para as dívidas, quanto para a compra de produtos. Busque sempre comprar com pagamento à vista. Assim, você evitará novos débitos e o respectivo endividamento. 

Os cartões de créditos dão muita vantagem ao consumidor, que pode parcelar as compras a longo prazo. Só que os juros, eles nem te contam né? Por isso, parte da população cai nessa “tentação” e aperta no acelerador das compras e da impulsividade.

Sendo assim, quando quiser comprar determinado produto, junte dinheiro. Faça um planejamento para comprá-lo, assim como você fez para pagar as suas dívidas. Desta maneira, vai até pagar menos.

Construa uma reserva de emergência

Às vezes, as dívidas no cartão de crédito são inevitáveis, porque surgiu algum problema. Mas isso poderia ser evitado se você tivesse construído uma reserva financeira antes. 

O problema é que o brasileiro é teimoso e não pode ver o dinheiro caindo na conta que já quer gastar. Em primeiro lugar, ter controle e fazer tudo que está dentro do seu planejamento financeiro é o principal para iniciar uma vida financeira com qualidade.

Não adianta ter tudo que quer, na hora que quer e viver no sufoco. Na realidade, isso não é vida, é pesadelo.

O ideal é que você separe uma fatia, até pequena mesmo, do que você ganha para pôr na conta e não mexer. É assim que se constrói uma reserva financeira sólida.

Qual é a melhor alternativa para pagar as minhas dívidas do cartão de crédito?

Antes de qualquer coisa, eu preciso te contar um segredo que boa parte dos bancos escondem de você: não é preciso está com o nome limpo para solicitar uma linha de crédito com juros baixíssimos para quitar essas dívidas que estão tirando o seu sono.

Eliminar esses débitos é o pontapé inicial para uma vida financeira plena e cheia de realizações. Com os juros aumentando, você só vai procrastinar um pesadelo maior, quando a conta for pesada demais para pagar. 

Parece bom demais, eu falar que você pode quitar os débitos e ainda iniciar a realização dos seus sonhos usando o seu saldo no FGTS. E se eu te disser ainda que você não vai se preocupar mais com parcelas mensais? 

É verdade, com a antecipação do seu saldo FGTS, você vai pagar uma parcela única anual, que é descontada automaticamente. Veja agora como negociar suas dívidas, utilizando o dinheiro que está em sua conta do FGTS!  

Essa é a combinação perfeita de crédito rápido, menores taxas de juros e comodidade para você.

Este post tem um comentário

Deixe um comentário