No início foi só “mimimi”, já que desde de 2016 falava-se em dar aos trabalhadores brasileiros mais uma opção de crédito consignado. Essa modalidade, garantida pelo FGTS, foi aprovada em 2016 e seguiu as regras definidas na Lei 13.313/2016, a qual “dizia” instituir essa possibilidade de crédito no país.
As regras eram as seguintes:
- O limite de crédito disponível não pode ultrapassar 30% do salário;
- Os juros do empréstimo podem chegar no máximo 3,5% ao mês;
- Ao contrário do consignado privado convencional, o empréstimo consignado com FGTS tem até 48 vezes para parcelamento da dívida;
- A taxa máxima para garantia usando o FGTS é de até 10% do saldo disponível, além da multa rescisória (40% do saldo do FGTS), no caso de demissão sem justa causa.
Tudo isso foi balela, conversa fiada, nunca aconteceu dessa forma, já que a lei 13.313/2016 nunca funcionou de fato devido à dificuldade que os bancos enfrentavam para acessar os dados das contas do FGTS dos trabalhadores. Por conta disso, aos poucos, a “nova lei” foi caindo no esquecimento e foi engavetada.
Assim os bancos ficaram sem o novo produto e os trabalhadores sem uma nova linha de crédito, continuando impossibilitados de acessar o saldo do FGTS quando bem entendiam.
Quando o Empréstimo FGTS passou a funcionar de verdade?
Primeiramente, é importante lembrar que, todo trabalhador com carteira assinada (no regime CLT) já possui uma conta na Caixa Econômica Federal. Lá, possuem um dinheiro acumulado que cresce, pois seus empregadores continuam depositando mensalmente o proporcional a 8% do próprio salário.
O total acumulado nessa conta da Caixa é chamado de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, conhecido por FGTS, mas é um valor que só pode ser acessado e utilizado quando o funcionário for demitido sem justa causa. Existem outras maneiras de receber o FGTS, veja aqui nessa lista detalhada.
Em função dos impactos do Coronavírus, a atual situação econômica do país obrigou o governo a ser mais flexível quanto ao recebimento do FGTS.
Além das tradicionais formas para receber o FGTS, em 2021, o trabalhador brasileiro passou a contar com mais uma possibilidade: a antecipação do saque-aniversário para receber FGTS, permitindo a antecipação de até cinco parcelas.
A nova opção entrou em vigor em 2021 e, antes do ano acabar, já haviam sido antecipados mais de R$ 2 milhões.
O que significa fazer um empréstimo com FGTS?
Em 2021, surgiu então a possibilidade de fazer o empréstimo em qualquer banco que ofertasse o produto, usando o saldo do FGTS como garantia da operação.
O objetivo do Governo foi baratear e facilitar o acesso ao saldo retido no FGTS, estimulando o consumo da população e reaquecendo a economia, uma vez que as instituições financeiras irão fazer melhores ofertas.
O empréstimo consignado com garantia do FGTS é feito principalmente no portal Empréstimo FGTS.
Assim como acontece nos empréstimos consignados tradicionais, a parcela do valor emprestado é descontada automaticamente, mas não é todo mês, acontece apenas uma vez por ano. E não é descontado da folha de pagamento, mas no saldo bloqueado diretamente na conta do FGTS.
O empréstimo consignado possui a característica de ter juros mais baixos, porque o risco de inadimplência para o banco é menor. Com isso, é considerado a linha de crédito mais atrativa do mercado de empréstimo pessoal.
O empréstimo consignado também possibilita a portabilidade, ou seja, tirar o dinheiro de um banco e mandar para outro que tiver uma oferta melhor para o tomador.
Quais as taxas de juros desta modalidade de crédito da caixa?
- Desconto de juros mensais: a partir de 0,99%;
- Valor mínimo para empréstimo: R$ 2 mil;
- Antecipação direto na Caixa: de até 3 anos do benefício;
- Antecipação no Portal do Empréstimo FGTS: de até 5 anos do benefício.
Como simular um empréstimo usando o FGTS da Caixa?
Não é preciso se dirigir à agência bancária. Você pode fazer tudo on-line, do conforto da sua casa. Basta acessar o portal Empréstimo FGTS.
- Acesse o portal Empréstimo FGTS;
- Clique em “Simular Agora”;
- Preencha seus dados pessoais no formulário;
- Clique no botão “Receber Proposta Simulada”;
- Abra sua caixa de e-mails;
- Pronto, veja a proposta simulada que enviamos em seu e-mail.
Passo a passo para solicitar o crédito com FGTS Caixa
- Baixe o aplicativo FGTS da Caixa Econômica Federal na Google Play ou na App Store;
- Preencha o formulário com seus dados;
- Faça a opção pelo saque-aniversário e informe o dia que quer receber os valores, sendo o dia 1º ou 10º do mês;
- Autorize o acesso do Banco Safra às informações do seu saque-aniversário;
- Acesse o Portal do Empréstimo FGTS → Aqui;
- Preencha o formulário de “Contratar Agora”;
- Responda SIM no nosso SMS para receber o link com instruções para validação do empréstimo;
- Confirme seus dados quando um de nossos consultores entrar em contato;
- Pronto! O dinheiro vai cair na conta que você escolheu no dia seguinte.
É possível pegar empréstimo com conta poupança?
Não é preciso ter uma conta bancária na Caixa Econômica para solicitar o empréstimo. Mas para receber os valores é preciso indicar onde quer que deposite o dinheiro.
O solicitante deve ser brasileiro e possuir conta bancária em qualquer banco ou conta em aplicativos de Carteira digital, tipo PicPay, iti, PagSeguro, MercadoPago, GalaxPay, Méliuz, Ame Digital, entre outros.
Não há necessidade do trabalhador comparecer a uma agência bancária para solicitar o empréstimo. Isso pode ser feito on-line através do portal do Empréstimo FGTS.