A Caixa Econômica Federal (CEF) liberou uma nova linha de crédito exclusiva para trabalhadores, atraindo brasileiros com saldo no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
A nova opção de crédito já é tida como a mais simples e barata do mercado, pois a CEF utiliza o FGTS do tomador como garantia para o empréstimo. Com isso, as prestações do empréstimo serão descontadas, anualmente, do próprio saldo do FGTS.
Nessa modalidade de crédito, o trabalhador adere à antecipação de até 5 anos de saque-aniversário com um valor mínimo de 2 mil reais. Para isso, basta que o trabalhador tenha saldo acumulado suficiente para bancar a operação.
Vale ressaltar que na CEF é possível liberar até 3 anos de saque-aniversário. Mas em outras instituições, como o Banco Safra, é possível liberar quase o dobro desse crédito, você pode fazer a simulação desse empréstimo aqui →
Posso antecipar 5 ou só 3 anos de saque-aniversário?
Vamos deixar a coisa mais clara: ao fazer o empréstimo diretamente na CEF ou no Banco do Brasil (BB), o trabalhador pode antecipar somente três anos do saque-aniversário. Mas ao optar pelo Portal do próprio Empréstimo FGTS, o trabalhador pode antecipar até cinco anos do saque-aniversário e utilizar o FGTS como garantia para a contratação do crédito.
O trabalhador não precisa ir até uma agência bancaria para fazer a solicitação. Basta acessar o site do Correspondente Bancário Autorizado Caixa para receber todas as orientações ou o Portal do Empréstimo FGTS para realizar a solicitação do empréstimo imediatamente, sem análise de crédito. E o melhor, negativado também pode fazer esse empréstimo vinculado ao seu saldo do FGTS.
O que é o saque-aniversário do FGTS?
É uma nova opção oferecida ao trabalhador que permitirá a retirada de parte do saldo da conta do FGTS uma vez por ano, no mês do seu aniversário.
Para receber o recurso, é necessário optar pela modalidade “saque- aniversário” no Aplicativo da Caixa Econômica Federal. Veja como solicitar o recurso.
A taxa de juros fica em 0,99% a.m. entre os empréstimos a pessoas físicas e o cliente pode solicitar o dinheiro usando o Internet Banking do banco, aplicativo da Caixa ou aplicativo e site oficial do FGTS.
O que é preciso para pedir Empréstimo FGTS
- Ser maior de 18 anos ou emancipado;
- Possuir conta corrente ou poupança em qualquer banco ou app de carteira digital;
- Ter saldo acima de 500 reais no FGTS;
- Estar com o CPF regular.
Desta forma, o trabalhador tem o direito de solicitar o empréstimo com garantia do FGTS, conforme o saldo disponível em conta.
É preciso fazer a adesão ao saque-aniversário e autorizar o Banco Safra no aplicativo do FGTS para conseguir a liberação do dinheiro. Baixe o aplicativo nos links abaixo:
Caso tenha dúvidas do processo de Adesão e Autorização, siga esse passo a passo.
A Caixa bloqueou meu saldo na conta do FGTS
Calma, não se assuste, não precisa se preocupar. A Caixa bloqueia o saldo na conta do FGTS como garantia e libera o valor da antecipação em sua conta no dia seguinte ao contrato.
Para realizar a solicitação, o trabalhador não precisa se deslocar à uma agência bancária. Pode fazer tudo de casa, on-line, diretamente de um celular ou computador.
A operação é virtual e em poucos minutos o dinheiro está disponível na sua conta, no banco que você escolher. Não existe análise de crédito do solicitante e negativado também pode fazer e receber imediatamente.
Tá esperando o quê? Antecipe agora mesmo o recebimento do seu Saldo do FGTS, não deixe que ele se desvalorize parado.