You are currently viewing 7 dicas infalíveis para colocar as contas em dia

Se tem algo que deixa as pessoas de cabelo em pé e perdendo noites de sono, são as contas atrasadas. Abrir a gaveta e ver aquele monte de boleto não pago acumulado, ou entrar no aplicativo e ver o valor nas alturas da fatura do cartão de crédito, é desesperador. 

Nos dias atuais, com os salários baixos e os preços das mercadorias em geral lá em cima, é um pouco difícil conseguir ter controle imediato e achar alternativas para não atrasar nenhum pagamento, além de conseguir guardar uma graninha extra.

Cada dia mais vemos as pessoas desesperadas, buscando maneiras de gerenciar melhor seus gastos e conseguir ter um pouco mais de alívio ao longo do mês. Por isso, saber estratégias que auxiliam nesse processo é extremamente importante e útil no dia a dia.

Afinal, se o mercado não está colaborando, podemos fazer nossa parte, estudando as formas mais rápidas e seguras de obter dinheiro e sabendo controlar muito bem os gastos, para deixar as contas em dia e evitar dores de cabeça.

Por isso, hoje vamos mostrar 7 dicas infalíveis para colocar as contas em dia, permitindo tanto a organização das suas finanças, como dando conselhos para que obtenha dinheiro de forma mais prática, sem perder a credibilidade e afundando em mais dívidas.

Quais as causas do endividamento?

Muito se reclama da falta de dinheiro, a dificuldade em colocar as contas em dia, e as dores de cabeça com as dívidas se acumulando. Mas quais seriam as causas desse superendividamento?

No Brasil, estima-se que a cada 10 casas, 7 passam por dificuldades financeiras, sendo considerado um dos países que mais estão apresentando problemas econômicos e descompasso na prestação de assistência financeira. 

Entre algumas causas que fazem esse endividamento acontecer e impede os brasileiros colocarem suas contas em dia, podemos citar:

  • Desemprego – Atualmente, mais de 13 milhões de brasileiros não possuem emprego e renda fixa, sendo um número desesperador e contribuinte para o acúmulo de dívidas;
  • Ausência de educação financeira – O Brasil é um país que não trabalha o ensino financeiro nas escolas, nem com a propagação de informações que visem educar todas as faixas etárias, dificultando deixarem as contas em dia;
  • Abuso de cheques especiais e créditos rotativos – Essas opções são consideradas para situações de emergência, mas devido a falta de ensinamento, muitos brasileiros acabam sendo reféns constantes dessas modalidades;
  • Consumo excessivo – O descontrole no momento das compras, acumulando uma série de faturas e atrasando pagamentos essenciais, é um dos principais fatores que impedem com que as contas fiquem em dia na casa dos brasileiros.

Essas e muitas outras questões causam um endividamento em excesso na população, sendo cada vez mais necessário se organizar e estudar formas de reverter a situação.

7 dicas para deixar as contas em dias

Agora que você já conhece as causas, saiba quais são as dicas mais importantes para gerenciar melhor seus gastos, evitar acúmulo de dívidas, deixar as contas em dia e ainda ganhar uma renda extra:

  1. Antecipe o Saque Aniversário do seu FGTS

Número um em ajudar milhares de brasileiros a colocarem suas contas em dia e ainda reservar um dinheiro a mais, a antecipação do saque aniversário do FGTS é uma modalidade recente e que veio para ajudar os trabalhadores.

Seja com saldo ativo ou inativo, a antecipação consiste em liberar parcelas do saldo total de FGTS do trabalhador, diretamente em sua conta e em até 24 horas, sem boletos, parcelas ou pagamentos por fora. Tudo online e sem se preocupar em deslocar para receber.

  1. Estude suas dívidas e orçamento

Coloque no papel todos os seus gastos do mês, começando pelos essenciais e de subsistência, e depois para os gerais e de necessidade secundária. Após isso, faça a média de valores e compare com o quanto de renda obtém por mês.

Isso é o primeiro passo para organizar melhor seus pagamentos e manter as contas em dia.

  1. Defina prioridade de dívidas

Como informado acima, separe as dívidas entre as principais e as mais distantes. Entendendo o que é mais essencial, facilita na gestão geral dos gastos.

  1. Negocie suas dívidas 

Caso já esteja com dificuldades para deixar as contas em dia, busque fazer negociações com a instituição bancária do seu cartão de crédito por exemplo, ou com as lojas devedoras.

O importante é não deixar de buscar alternativas que possam remanejar as dívidas, oferecendo vantagens que aliviam nos pagamentos.

  1. Corra de parcelamentos

Evite o máximo que puder parcelar suas compras em muitas vezes, estourando o limite do seu crédito e ainda despertando preocupações com os lançamentos futuros, que nem sabe ainda se irá conseguir continuar arcando.

Foque em compras menores e que te permite mais controle de pagamento, para que possa ter uma noção mais próxima da efetivação do débito e das contas em dia.

  1. Faça reservas de emergência

Tente todos os meses guardar certas quantias, a depender de sua realidade, para casos de atrasos em pagamentos futuros e apertos financeiros. Tenha sempre uma quantia de emergência, afinal, nunca se sabe quando irá precisar.

  1. Peça empréstimos de juros baixo

Por fim, faça empréstimos com juros menores e com instituições financeiras de qualidade que permitam a liberação rápida e com segurança de valores que podem te salvar naquele momento.

Saiba mais como obter grana extra!

A antecipação do saque aniversário do FGTS, como pode perceber, é uma excelente opção de deixar suas contas em dia, já que permite que tenha acesso ao seu próprio dinheiro de forma mais simples e rápida.

Simule agora mesmo as possibilidades do seu FGTS e dê um novo passo no pagamento de suas dívidas!

Deixe um comentário