O ano de 2021 chega ao fim e queremos apaga-lo. O mundo passa por uma grave crise de saúde e com nós não é diferente. O Brasil, está entre os países mais afetados pela doença e o povo tem que se virar em meio a alta inflação. Por isso, a população brasileira encontrou uma solução, simples, rápida e fácil. Trata-se da antecipação do saque aniversário do FGTS. Você que deseja sair do aperto, busca soluções em meio à crise e quer recuperar a sua saúde financeira, vem com a gente!
Desde 2019, que os trabalhadores brasileiros podem aderir ao saque aniversário do FGTS, tornando possível a retirada anual dos valores das contas do fundo. Dessa forma, quem optou por essa modalidade saiba que há bancos que disponibilizam até cinco saques de uma só vez e o valor depende do saldo existente no FGTS de cada trabalhador.
Entretanto, mesmo com certa facilidade, as pessoas precisam entender que esse adiantamento nada mais é que um empréstimo, ou seja, haverá cobranças de juros, impostos e mais outras taxas. Por isso, cada caso deve ser analisado de forma minuciosa e de acordo com as necessidades do trabalhador. De modo que não haja problemas no futuro.
Além disso, para realizar o empréstimo, o trabalhador precisa ter o saldo no FGTS proporcional ao valor que pretende pegar emprestado. Ou seja, esse dinheiro será a garantia do banco credor. Por esse motivo, algumas instituições financeiras disponibilizam a antecipação de crédito para negativados.
Como funciona a antecipação do saque-aniversário FGTS?
Ao escolher essa opção, o trabalhador poderá antecipar as próximas parcelas do saque aniversário do FGTS. Sendo assim, o número de parcelas pode variar de uma instituição para outra, bem como os valores a serem recebidos.
Para fazer a antecipação, o trabalhador deve ter aderido ao saque aniversário do FGTS e possuir saldo na sua conta do fundo. Na data do aniversário, quando a pessoa tem o direito de receber o saque-aniversário, o valor vai direto para a conta do cliente no banco em que a contratação foi realizada.
Para que isso ocorra, o cidadão deve ter autorizado a antecipação pelo aplicativo ou no site oficial do FGTS.
Vale a pena antecipar o saque-aniversário do FGTS?
Essa é uma pergunta que pode variar de acordo com a situação financeira de cada pessoa. Por exemplo, vale a pena no caso de trocar uma dívida de juros alta por ele. Como é o caso do cheque especial e cartão de crédito – dívidas mais altas para se pegar. Por isso, cada situação deve ser muito bem estudada.
Limpar o nome
Os órgãos de proteção ao crédito têm como serviço informar ao mercado quem não é bom pagador e não cumpre com as suas dívidas. Assim, quem não paga suas contas pode estar com o nome sujo nos serviços de proteção ao crédito.
Dessa forma, o trabalhador sofre com o desconforto moral, com as ligações de cobrança, o psicológico e pode ser impedido de financiar bens de alto valor. Por isso, uma das opções é antecipar o saque aniversário do FGTS, utilizar esse empréstimo para limpar o nome e voltar a ter liberdade financeira para aproveitar as oportunidades do mercado.
Compra de produtos de alto valor
Se você está interessado em comprar um bem de alto valor, como uma televisão ou um videogame, ou até mesmo trocar o guarda-roupas das crianças, antecipar o saque aniversário do FGTS é a melhor opção, ainda mais se o pagamento for à vista.
É comum que pagamentos à vista tenham um bom desconto e por isso, fazer o empréstimo FGTS pode valer muito a pena nesses casos. Além disso, o trabalhador consegue evitar o parcelamento na loja ou ter que pagar parcelado para um prestador de serviço.
Por outro lado, os juros que são aplicados pelos comércios são mais elevados que os do Empréstimo FGTS, o que garante uma margem de lucro maior em sua operação.
Desejo de se tornar empreendedor
No Brasil, a taxa de desemprego cresce ano após ano. Em contrapartida, cresce o número de pessoas interessadas em abrir o próprio negócio e fugir da grave crise financeira que o país atravessa. Portanto, antecipar o saque aniversário do FGTS pode dar um empurrãozinho no seu negócio.
Há casos, no qual o empreendedor cria um projeto para financiar o capital inicial de sua empresa, mas esse processo é muito burocrático. Ou seja, deve levar um pouco de tempo para ser aprovado e irá atrapalhar o início de suas atividades.
Principais vantagens
Ao final do empréstimo, o cidadão não fica devendo, já que todas as parcelas foram pagas automaticamente. Rápido, prático e eficaz!
Por ser uma renda garantida ao banco credor, várias instituições oferecem esse serviço a negativados. Está aí uma ótima oportunidade de limpar o nome e fazer investimentos no mercado.
A taxa de juros é bem menor que a média dos empréstimos convencionais – o que acaba sendo um diferencial para o trabalhador. Ou seja, em determinadas situações compensa mais que um empréstimo normal junto a uma instituição financeira.
As desvantagens
Ao aderir ao saque-aniversário FGTS (independente ou não de optar pela antecipação) não poderá sacar o dinheiro após ser demitido. Entretanto, a multa de 40% ao ser demitido sem justa causa é mantida.
O solicitante não receberá o valor das parcelas do saque-aniversário nos anos seguintes, enquanto o empréstimo não for totalmente quitado.
A antecipação é como qualquer outro empréstimo – por isso, há aplicação de taxas. Dessa forma, as pessoas que optarem por essa modalidade de crédito vão receber menos dinheiro do que receberiam se aguardassem ano após ano para receber.
Antecipe seu FGTS hoje, mas busque informação antes
Por fim, todos os trabalhadores brasileiros que possuem carteira assinada estão aptos para realizar esse procedimento. Entretanto, é necessário dar uma pesquisada no assunto e se preferir, procurar ajuda de profissionais e/ou instituições financeiras.
Para saber mais informações e ter mais segurança na hora de fazer a antecipação do seu saldo FGTS, recomendo que você leia esse conteúdo que orienta sobre a segurança no processo do empréstimo FGTS.
Pingback: Guia completo para fazer a antecipação do FGTS – Saque FGTS