Quando as contas apertam e a preocupação começa a bater, muitos brasileiros buscam solicitar empréstimo para salvar a vida financeira. Estima-se que, no ano passado, houve um crescimento de 10,2% nos empréstimos à pessoa física, o que representa R$ 201 bilhões injetados na economia.
E, se estamos falando de finanças, surgem muitos relatos de golpes nessa área. Depois do início da pandemia, por exemplo, golpes de falsos empréstimos cresceram 300% em todo o mundo. Infelizmente, todos estamos sujeitos a passar por essa situação.
Por isso, se você está pensando em solicitar empréstimo e não deseja cair em golpes, traremos a seguir algumas informações importantes e dicas práticas para que você não se torne a próxima vítima. Confira:
Tipos mais comuns de golpes na hora de solicitar empréstimo
Quem nunca teve aquele amigo com o Whatsapp hackeado e pedindo um dinheiro emprestado? Esse é um golpe financeiro bastante comum, mas não é o único e nem o mais prejudicial. Quando o assunto é a solicitação de empréstimos, a atenção deve ser redobrada, já que o solicitante está em uma posição de fragilidade.
Os golpes mais comuns relacionados aos empréstimos são:
- Oferta muito generosa;
- Empresa que fornece o empréstimo sem reputação no mercado;
- Empresa que exige um depósito antes do recebimento do valor;
- Roubo de dados através do envio de documentos e
- Boletos gerados em bancos digitais e com CPF como beneficiário.
7 dicas para não cair em golpes ao solicitar empréstimo
Para evitar cada um dos golpes acima, preparamos algumas dicas práticas para salvar você da mão de golpistas e farsantes. Anote e salve cada tópico a seguir, eles são muito importantes para garantir sua segurança:
1- Não se leve pela emoção
Sabemos que, na hora em que as contas começam a surgir e o dinheiro parece que não vai dar, o desespero irrompe. Com isso, por vezes somos levados a tomar decisões impulsivas e com baixo teor crítico e racional. A primeira dica, no entanto, é justamente segurar a emoção, respirar e pensar muito antes de qualquer decisão e contratação.
2- Pesquise bastante em diversos bancos e instituições
Não feche com a primeira proposta que receber. Entre em contato com diversos bancos e instituições, sempre preocupando-se em reunir pelo menos cinco opções. Dessa forma, você poderá comparar as taxas de juros, valores disponibilizados e prazos de pagamento.
3- Desconfie de propostas muito generosas
Já ouviu aquele ditado “quando a oferta é demais, o santo desconfia”? Pois bem, diante das propostas que você tiver em mãos, desconfie daquelas que oferecem um valor muito superior às demais ou taxas de juros muito baixas.
4- Fuja de pessoas que te pressionam
Se por acaso houver alguém que, entrando em contato com você, esteja te pressionando a fechar o mais rápido possível (geralmente se utilizando do argumento do aumento de tarifas e coisas congêneres), pode desconfiar que também é golpe. As instituições sérias evitam o pressionamento do aceite do empréstimo, justamente para incentivar a inadimplência.
5- Não envie senhas e documentos pessoais
Evite o envio de documentos e senhas através de Whatsapp, e-mail e redes sociais. Verifique, também, se o número ou e-mail com o qual você fala são os oficiais da instituição bancária ou empresa de empréstimo.
6- Não pague boletos antecipados
Ao solicitar empréstimo, as instituições costumam liberar o valor integralmente para, só depois, haver um pagamento. Este pagamento costuma ocorrer em uma data fixa todos os meses.
Para evitar golpes, não pague boletos antes do recebimento do valor e sempre verifique os dados do beneficiário: se estiver com um número de CPF, entre em contato com a instituição para verificar o que aconteceu.
7- Pesquise informações da empresa e sua reputação
Não deixe, também, de pesquisar as informações da empresa: nome, CNPJ, endereço, site e redes sociais. Verifique ainda como está a reputação online da instituição através das avaliações no Google, Facebook e no site Reclame Aqui.
Dica bônus: recorra a instituições de renome ao solicitar empréstimo
Para evitar qualquer problema maior ao contratar um empréstimo, busque empresas e bancos já conhecidos no mercado e com boa reputação. Você pode, por exemplo, realizar um empréstimo diretamente com a CAIXA ou outros bancos, antecipando o saque-aniversário do FGTS.
Todos os anos, os trabalhadores têm o direito de realizar um saque em vista de seu aniversário. Na modalidade de empréstimo citada, é realizada a antecipação dos saques dos próximos anos e o pagamento é feito anualmente mediante o débito dos recursos disponíveis e bloqueados da conta vinculada do FGTS e, portanto, não incidindo em cobranças mensais.
O pré-requisito básico para solicitar esse tipo de empréstimo é ter saldo nas contas do FGTS (você pode consultar se há ou não saldo no site da CAIXA). A contratação é facilitada e ocorre em poucos cliques e de forma segura. O valor já estará na conta no dia seguinte à contratação, não pesando no orçamento mensal.
Tire todas as suas dúvidas: solicitar empréstimo com antecipação FGTS
Agora que você conhece o caminho para trazer mais segurança às suas solicitações de empréstimo e, também, descobriu que a antecipação do saque-aniversário do FGTS é uma forma segura e sem parcelas mensais de desafogar as contas.
Preparamos um artigo completo onde você poderá tirar todas as suas dúvidas sobre Empréstimo FGTS. Dessa forma, você terá certeza de que está fazendo a escolha mais assertiva e segura.
Pingback: Saiba como irá funcionar a nova Id digital – Saque FGTS