A garantia de direitos trabalhistas é um componente fundamental para dignidade e segurança de todo trabalhador.
Dentro da legislação brasileira, um dos elementos essenciais de proteção é a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), que assegura inúmeros benefícios para os trabalhadores de carteira assinada.
Entre esses benefícios, destaca-se o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), um fundo criado com o objetivo de proteger o empregado demitido sem justa causa.
Na prática, o empregador deposita mensalmente, em contas abertas na Caixa Econômica Federal em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário.
Ainda que fique retido, o FGTS pode ser sacado em determinadas situações. Mas quais são as hipóteses de para sacar FGTS retido? É isso que falaremos no tópico de hoje.
Quando o FGTS é retido?
João está no seu atual emprego há 1 ano e 2 meses. Por necessidades financeiras urgentes, foi conversar com seu supervisor sobre a possibilidade de liberar seu FGTS para uso iminente.
O FGTS é retido nas situações em que o empregado não se enquadra nas hipóteses de saque estabelecidas pela legislação, permanecendo como uma espécie de poupança para o trabalhador.
As hipóteses para o saque incluem demissão sem justa causa, término do contrato por prazo determinado, aposentadoria, doenças graves como câncer ou AIDS, entre outras situações.
Se nenhuma dessas condições for satisfeita, o saldo do FGTS permanece retido até que uma delas seja cumprida ou até que o trabalhador complete 70 anos.
Como consultar o saldo do FGTS retido?
Contudo, ainda que seu FGTS esteja retido, é possível consultar o valor e ir acompanhando os depósitos para saber exatamente quando tem no seu fundo e quando poderá sacar futuramento.
Para consultar o saldo do FGTS retido, o trabalhador deve primeiramente possuir um cadastro no aplicativo oficial do FGTS, local onde concentra todas as informações referentes ao seu fundo.
Após fazer o login com seu CPF e senha, aparecerá na tela inicial o saldo total do seu FGTS retido. Nessa área é possível visualizar o valor arrecadado assim como os depósitos feitos pelo empregador.
É no aplicativo FGTS que você consegue também ter acesso a outros benefícios vinculados ao seu fundo, como a possibilidade de antecipar valores através da modalidade saque aniversário.
Como realizar o saque do FGTS retido?
Existem várias maneiras de realizar o saque do FGTS retido. Entre as formas mais comuns estão:
- a demissão sem justa causa;
- a aposentadoria;
- a compra de imóvel próprio;
- doenças graves em familiares, ou;
- quando o trabalhador ou algum dependente estiver com HIV, câncer ou em estágio terminal de qualquer doença.
Antecipação do saque aniversário FGTS
Vale destacar também a modalidade de saque aniversário, mais vantajosa e acessível, que permite a retirada de parte do saldo do FGTS anualmente, no mês de aniversário do titular.
Para aqueles que necessitam de um dinheiro extra no curto prazo, a antecipação do saque aniversário se destaca como uma opção viável.
Essa opção permite que o trabalhador faça a retirada de mais de uma parcela do saque aniversário, recebendo o montante de uma única vez, diretamente em sua conta bancária, em até 24 horas.
Quais são os documentos necessários para sacar o FGTS retido?
Para sacar o FGTS retido através da antecipação do saque-aniversário, são necessários documentos básicos e sem burocracia, apenas para a formalização de um contrato simples e objetivo.
A carteira de trabalho para comprovar o período de serviço sob o regime do FGTS, número do PIS ou NIS, documento de identidade com foto e CPF são imprescindíveis para o processo.
Além disso, não há análise de crédito para esta modalidade de saque, tornando o processo ainda mais simples e rápido para o trabalhador.
Vale ressaltar que os documentos exigidos podem variar de banco e instituição financeira, sendo importante consultar diretamente na fonte quais são necessários e já separar para envio.
Onde sacar o FGTS retido?
A possibilidade de sacar FGTS retido ocorre em diversas situais legais, como na rescisão do contrato de trabalho, aposentadoria, compra da casa própria, entre outros.
Para efetuar o saque nesses casos, o trabalhador pode recorrer a Caixa Econômica Federal para entender seus limites e conseguir realizar o processo.
Contudo, se seu caso for parecido com o de nosso querido João e você não estiver nas situações que cabem a retirada total do valor, é possível recorrer a instituições financeiras que liberam uma parte.
A Empréstimo FGTS é um exemplo, que se tornou uma referência na antecipação do saque aniversário, oferecendo condições e taxas diferenciadas, tendo o saldo do FGTS do trabalhador como garantia.
Empréstimo FGTS: saque seu FGTS retido agora mesmo!
Hoje você descobriu que existem maneiras de realizar o saque do seu FGTS retido, sendo um destaque e uma das modalidades mais procuradas a opção de antecipação do saque aniversário.
A Empréstimo FGTS possibilita ao trabalhador que possui saldo retido na conta, a oportunidade de obter esse valor de forma antecipada, facilitando seu acesso ao benefício.
Com anos de atuação e experiência no mercado, consegue pegar o seu FGTS retido e transformar em um dinheiro depositado diretamente em sua conta em até 24h e sem burocracias.
Assim, por meio dessas alternativas, o saque do FGTS não é mais algo difícil de ter acesso ou complexo, mas uma ação simples que pode ser realizada com o suporte e atendimento adequado.
Afinal, seu FGTS é seu por direito, e nós estamos aqui para facilitar o seu acesso a ele! Entre em contato com nossa equipe e deposite seu saque aniversário em sua conta digital.