Muitos brasileiros, ao fazer 18 anos de idade, geralmente abrem alguma conta bancária, para iniciar a vida financeira adulta com acesso às linhas de crédito.
Com a possibilidade de conseguir um trabalho, em curto espaço de tempo ou até mesmo em breve, o jovem brasileiro – adulto, por sinal -, cria a expectativa de abrir uma conta corrente, por exemplo.
Vamos recapitular alguns anos atrás. O jovem fazia 18 anos, ia até um banco tradicional com seus documentos e saía de lá com os números de sua conta bancária na mão. Dias depois, chegou o cartão e ele já podia movimentar a conta.
Hoje, o comportamento das pessoas, continuam sendo parecidos com o mundo antes da transformação digital. Com essa mudança, muitos bancos digitais foram fundados e, atualmente, as pessoas podem criar uma conta digital.
Apesar de existir essa modalidade há poucos anos, as contas digitais estão dominando boa parte do mercado. Existe uma fatia do Brasil, que prefere adotar as coisas remotamente, não seria diferente para um banco.
Já que boa parte do sistema financeiro é historicamente engessado burocrático aqui no país, muitas startups viram o local como algo fértil para prosperar o seus negócios e se propuseram a preencher este espaço, que muitos bancos famosos não priorizaram antes.
Através dessas soluções inovadoras, o consumidor brasileiro e mundial assume mais controle da sua própria vida financeira, por meio desses novos bancos e fintechs no mercado. Milhares de pessoas, hoje em dia, possuem conta digital e esse número só cresce.
A grande dúvida que está na cabeça de muita gente: qual o melhor? O banco digital ou banco tradicional?
Quais são as diferenças de um banco digital e um banco tradicional?
Uma das principais diferenças entre eles dois está relacionada aos serviços on-line presencial. No banco digital, os serviços oferecidos são 100% on-line, enquanto no banco tradicional eles são híbridos.
Ou seja, funcionam de maneira on-line e presencial. É importante destacar que, os bancos tradicionais, alguns serviços essenciais como atendimento e alguns outros procedimentos, são feitos na agência de forma obrigatória.
Essa característica que possui o banco físico, diferente do digital, favorece ainda mais o modelo on-line, porque é um dos fatores que diminui, em uma escala considerável, os custos por operação.
Além disso, banco digital é bem diferente de banco digitalizado. Plataformas ou serviços digitais, como Internet Banking, por exemplo, os bancos tradicionais, não o tornam um banco digital.
São apenas alguns serviços oferecidos de forma on-line para comodidade do consumidor. Na realidade, existem algumas condições e pré-requisitos para que um banco digital seja considerado desta forma:
- os serviços oferecidos precisam ser totalmente on-line, desde abertura das contas até o atendimento ao cliente para assuntos mais complexos;
- Os canais de atendimento eletrônicos são disponibilizados, em escala suficiente, para evitar o deslocamento do cliente até agências bancárias;
- Proporcionar aos clientes operações financeiras, de forma 100% Digital, seja pela web ou pelo aplicativo.
Por sua vez, os bancos digitais são mais tecnológicos do que os tradicionais, porque nasceram nesse ambiente e precisam desse contexto para trazer uma boa experiência para o consumidor.
Neste caso, o internet banking de bancos físicos serve para auxiliar em operações, que em algumas vezes, são limitadas. Já os aplicativos de bancos digitais, onde você cria a sua conta digital, possui recursos quase que ilimitados para proporcionar um bom suporte ao cliente.
Análise sobre a atuação dos bancos digitais e bancos tradicionais (que também traz diferenças)
Atendimento
Nossa porta de entrada deve começar pelo atendimento ao cliente. Algo que diferencia bastante o banco digital para o banco tradicional é a praticidade de buscar atendimento.
Quem aqui não já sofreu com longas filas de bancos tradicionais ou demora no atendimento telefônico para resolver problemas, que deveriam ser simples de solucionar?
Pois é, esse é um problema que o banco digital soluciona com louvor, justamente por não ter unidades físicas e, consequentemente, não gerar filas e deixar o consumidor estressado com isso.
Para que o consumidor não precise de nenhum atendimento físico, toda a tecnologia embutida nos aplicativos do banco são fáceis para um bom atendimento digital, trazendo assim a possibilidade do cliente resolver praticamente todas as questões por meio do próprio app.
Tarifas
Esse é um ponto crucial que levou muita gente a utilizar uma conta digital, do que uma conta física.
A grande diferença, que costuma ser bem conhecida entre os usuários, é a cobrança de tarifas para realização de serviços em bancos tradicionais, como anuidade do cartão de crédito, taxas para transferência de valores, através de DOC e TED, por exemplo.
Como na maioria dos bancos digitais a cobrança de tarifas é extinta, isso se torna um grande atrativo, uma das principais diferenças entre as duas modalidades de banco.
Pesquisas mostram que os usuários vêm atraindo mais ainda pelas contas digitais, por causa das cobranças de tarifas serem baixas ou inexistentes.
É interessante ver quais são os serviços oferecidos de cada uma e qual mais favorece ao usuário. Assim como os valores das tarifas.
Facilidade das ferramentas
Como os bancos digitais funcionam sem porcento remotamente pela internet, investimento para que os aplicativos fossem bem intuitivos o suficiente para facilitar o atendimento ao cliente, assim como oferecimento dos serviços, isso também colocou os bancos digitais na frente.
Alguns usuários utilizam ferramentas para controlar melhor as suas finanças, que são disponibilizados através desses aplicativos de bancos digitais.
Além disso, por ter uma navegabilidade intuitiva, os titulares de contas digitais podem ter mais autonomia na gestão dos seus depósitos, movimentações financeiras e outras operações que podem ser realizadas.
Agências física
Segundo levantamentos do Instituto Qualibest, dentre as pessoas que não usam bancos digitais, 50% delas afirmaram não se sentirem seguras porque não possuem agências físicas.
Esse é um dos pontos positivos dos bancos tradicionais, que os digitais acabam perdendo uma parcela do público.
Dentre aqueles que já conhecem os bancos digitais, esse medo cai para 22%, de acordo com levantamento.
Apesar de 70% dos clientes de bancos afirmarem que vão menos de uma vez por mês, a uma agência bancária física. No entanto, para eles esse serviço é considerado essencial. É como se fosse um local de segurança, caso alguma operação dê errado.
A tecnologia está avançando, mas muitas pessoas ainda não se adaptaram. Ou seja, para muita gente é preciso ter um lugar físico para que essa pessoa possa resolver algum problema, olho no olho, ou até mesmo fazer depósitos e saques.
Solidez dos bancos
A gente sabe que os bancos digitais surgiram a pouco tempo. Menos de uma década, inclusive. São instituições financeiras novas e pequenas, se comparadas aos maiores bancos do país.
É natural que muitos clientes tenham medo de investir seu capital, ou fazer movimentação de dinheiro nesses lugares.
A fim de diminuir as desconfianças do público, muitos dos bancos pagam juros que remuneram melhor as suas aplicações. Eles costumam apresentar que possuem um Fundo Garantidor de Crédito.
Em alguns casos, o banco digital informa ao cliente, que ele receberá o dinheiro que pertence a ele, caso o banco quebre. Da mesma forma, é muito mais difícil acontecer com aqueles bancos tradicionais.
Sendo digital ou não, o que todo banco precisa oferecer?
Isso aqui está mais relacionado aos direitos que todo consumidor tem, seja de um banco digital ou um banco físico, segundo regras estabelecidas pelo Banco Central do Brasil.
Geralmente os bancos digitais chamam atenção do cliente por sua ausência de tarifas para serviços básicos, isso é fato.
Esse tipo de banco costuma atrair o público com ofertas desse tipo, prometendo ao cliente que eles não vão pagar tarifas por serviços considerados essenciais por eles.
Já os bancos tradicionais costumam cobrar uma taxa de manutenção da conta ou até mesmo anuidade dos cartões de crédito.
Além disso, cobram por transferências, extratos e outros serviços que o banco pode oferecer para gerar lucro para a instituição.
Porém, os bancos tradicionais não podem simplesmente cobrar taxas por qualquer serviço que eles quiserem.
Isso é uma coisa considerada não inteligente, em uma análise mercadológica, mas também nas regras estabelecidas pelo Banco Central, que determinam que mesmo os bancos tradicionais privados, precisam oferecer alguns itens e serviços básicos gratuitamente.
Esses são:
- Você pode fazer até quatro saques por mês, de graça;
- Entre contas do mesmo banco, as instituições devem oferecer pelo menos duas transferências gratuitas mensalmente;
- Uso do cartão de débito deve ser gratuito na hora de fazer pagamentos;
- Os bancos devem oferecer dois extratos por mês, sendo impressos no caixa eletrônico, de graça. Ou um extrato de um ano, detalhando as operações financeiras ou ilimitado pelo meio eletrônico;
- Caso o banco oferece os cheques, no mínimo 10 folhas de cheque por mês devem ser entregues de graça;
- A prestação de serviços por meio eletrônico deve ser ilimitada.
Como funciona uma conta digital?
Em alguns casos, a conta digital pode ser categorizada de forma diferente. Por exemplo, existem bancos que possuem uma conta digital de pagamentos. No entanto, seu funcionamento é bem parecido com o de uma conta corrente.
Desta maneira, é possível fazer e receber transferências (DOC, TED ou PIX), realizar depósitos, fazer saques e até mesmo investir dentro da suas plataformas, além de contratar alguns serviços financeiros, que podem ser com sócios ou mesmo seguros.
Além dessas contas não terem califas ou taxas, na maioria das vezes, são consideradas ótimas opções para quem está iniciando em uma vida de crédito no mercado. Alguns dos bancos digitais oferecem linhas de crédito, de imediato, para aquela pessoa que criou a conta.
Em alguns casos, até pessoas negativadas conseguem um cartão de crédito em um limite baixo. Nesse panorama, o cliente vai ganhando confiança do banco para fazer os pagamentos corretamente dentro das datas e também de forma correta.
A conta digital é segura?
O brasileiro não está errado para buscar segurança. Vivemos hoje em um país que possui muitas falhas no seu sistema de segurança, que precisam ser corrigidas.
No entanto, de forma geral, as contas digitais são seguras, inclusive, por que usam tecnologia de outros países. Além disso, possui regulamentação que as instituições financeiras devem seguir, quanto por seus investimentos constantes e tem que elogiar para uma melhor gestão de dados.
Vale lembrar também, que estelionatários estão sempre buscando inovar em seus golpes. Nas contas digitais não é diferente das tradicionais nem se fala. Por isso, é preciso ficar sempre atento na hora de usar aplicativos Internet banking, independente da modalidade do banco.
No final das contas, qual é a melhor?
Isso vai depender muito do seu perfil de consumidor e do que você precisa. Mas o que podemos adiantar é que, de fato, a tecnologia vem ajudando muito a facilitar a vida das pessoas.
Os bancos digitais vêm investindo bastante em tecnologia e isso vem melhorando a qualidade financeira na vida das pessoas, através das suas facilidades de uso.
Mas não pense que por ter taxas, melhores acessos, acredito que você vai se dar melhor com a conta digital.
Independente da natureza do banco, fique sempre atento às suas finanças e mantenha as contas em dia. Preparamos algumas dicas para você ficar bem na fita com as suas finanças!
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