O FGTS é algo que todo trabalhador tem direito. Apesar do dinheiro estar em uma conta, a qual você não tem acesso livre para transferir e depositar, a quantia que está ali já é sua, caso você seja um trabalhador.
Existem várias modalidades de saque que podem ser oferecidas ao trabalhador. Desde quando ele é demitido sem justa causa até mesmo antecipação de saque-aniversário do FGTS.
Também existem regras relacionadas aos dependentes do portador desse direito trabalhista. As regras dependem de alguns fatores.
Porém, esse ano surgiu uma novidade. O Governo Federal anunciou no dia 17 de março, um pacote de medidas para facilitar a vida da população, principalmente do trabalhador.
Trata-se da medida provisória 1105/2022, que tem o objetivo de fomentar a economia, liberando um saque emergencial de até mil reais por trabalhador.
Todo procedimento de solicitação até a transferência de valores para sua conta principal é feito digitalmente. Ou seja, vai contribuir para a comunidade e eficiência do procedimento.
Como consultar o saldo do FGTS?
E fazer o procedimento para consultar o saldo do seu FGTS é algo muito simples, que pode ser feito inteiramente pela internet, te trazendo mais comodidade.
A Caixa Econômica Federal disponibiliza um aplicativo apenas para informações acerca do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.
O aplicativo está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos, tanto para o sistemas Android como iOS e pode ser baixado facilmente.
Assim que entrar no aplicativo, clique em entrar e em seguida insira o número do seu CPF. Logo depois, clique em “não sou um robô” e depois em “próximo”.
A partir desse ponto você deve inserir a senha cadastrada nos serviços da Caixa. Agora você já está dentro do aplicativo e vai encontrar todas as informações acerca do seu FGTS.
Qual a ter informações das empresas que você trabalhou, quanto cada empregador depositou e até mesmo último depósito realizado pela empresa que você trabalha e quais são as modalidades de saque disponíveis para você, além de extrato FGTS.
Clicando em “saldo total“ você vai encontrar uma aba, que apresenta as empresas, as quais você trabalhou e quanto a de saldo nas contas de cada uma.
Posso sacar meu FGTS mesmo trabalhando?
Sim, mas existem situações específicas para isso acontecer:
- Saque-aniversário;
- Trabalhador ou dependente dele diagnosticado com alguma doença grave;
- Compra de imóvel para moradia do próprio trabalhador;
- Ou na aposentadoria.
E quais outras situações que posso sacar o FGTS?
- Caso seja demitido sem justa causa;
- Está há mais de três anos desempregado;
- Aposentadoria idade superior a 70 anos;
- Falência da empresa que trabalhava;
- Trabalho avulso;
- Morte do trabalhador;
Vale destacar que para os trabalhadores que faleceram, um dependente ou sucessor dele deverá entrar com pedido de saque do FGTS.
Já para os aposentados, é importante ficar atento que alguns trabalhadores se aposentam e seguem trabalhando e por isso, têm direito a sacar mensalmente a parcela do FGTS.
Como funciona o saque extraordinário do FGTS?
Desde o dia 20 de abril, foi iniciada a liberação dos recursos extraordinários de até mil reais para os trabalhadores com saldo no FGTS. O dinheiro estará disponível, para quem solicitar, na conta poupança digital que pode ser acessada pelo aplicativo Caixa Tem.
O saque do FGTS, neste caso, só pode ser movimentado a partir deste e-mail. O aplicativo permite pagamento de contas domésticas, realização de compras atuais em estabelecimentos não conveniados, além de permitir o saque nos caixas eletrônicos e a transferência para outras contas.
Todos os pagamentos estão sendo realizados dentro de um cronograma, de acordo com o mês de nascimento de cada trabalhador.
O saque extraordinário do FGTS é depositado de maneira automática na poupança digital do trabalhador.
Atualmente 42 milhões de trabalhadores têm direito a esse saque. Às vezes é necessário que usuário faça solicitação no aplicativo do FGTS para ter acesso aos valores no aplicativo, mas em regra, o valor já estará automaticamente no app Caixa Tem.
Assim que os valores caírem na poupança digital o trabalhador também pode fazer um pique para sua conta principal, por questão de comodidade mesmo. Geralmente, as pessoas transferem para contas que costumam utilizar o cartão de débito.
Datas para liberação dos valores
Quem nasceu em:
- Janeiro: 20 de abril;
- Fevereiro: 30 de abril;
- Março: 4 de maio;
- Abril: 11 de maio;
- Maio: 14 de maio;
- Junho: 18 de maio;
- Julho: 21 de maio;
- Agosto: 25 de maio;
- Setembro: 28 de maio;
- Outubro: 1° de junho;
- Novembro: 8 de junho;
- Dezembro: 15 de junho.
Gostaria de sacar parte do FGTS
Aí a sua opção é tentar uma outra modalidade para conseguir o crédito. Uma opção perfeita para quem deseja sacar parte do FGTS, ainda trabalhando, utilizando antecipação do saque-aniversário. É uma opção que te permite menores taxas de juros e rapidez do dinheiro cair na sua conta.
Você pode usar o seu saldo do FGTS para realizações, quitar dívidas, fazer viagens, até mesmo criar uma reserva financeira.
Quando se tem dinheiro em mãos, é mais fácil chegar onde quer. Seja empreendendo, se qualificando com aquele valor que foi retirado da conta e muito mais.
Além disso, especialistas dizem que deixar o dinheiro parado na conta do FGTS, acaba desvalorizando o mesmo. Até porque as correções monetárias não acompanham, de fato, a inflação em sua totalidade.
Em nosso blog, você pode entender melhor todas as maneiras de sacar o FGTS, além de saber os benefícios que isso pode te proporcionar. É possível também encontrar dicas de como melhorar a sua vida financeira!
Pingback: Aprenda a contratar empréstimo estando negativado usando o FGTS – Saque FGTS
Pingback: Use seu FGTS como garantia para fazer empréstimo – Saque FGTS