• Post author:
You are currently viewing Como funciona a portabilidade de empréstimo consignado?

Com a globalização, houve um aumento da capacidade de consumo associada ao avanço tecnológico, levando a uma crescente demanda por necessidades pessoais e assim, mais dinheiro investido.

Hoje, vivemos em um mundo onde o custo de vida tem aumentado constantemente e adquirir bens maiores muitas vezes requer um apoio financeiro adicional.

Pode-se observar que as necessidades e desejos variam substancialmente de uma pessoa para outra, criando um cenário de buscas contínuas por soluções financeiras personalizadas.

Nesse contexto, a opção pelo empréstimo consignado tem sido uma escolha frequente entre pessoas de diversas idades e estilos de vida. E a chance de fazer uma portabilidade, melhorou tudo mais ainda.

Mas como funciona a portabilidade de empréstimo consignado? É sobre esse fenômeno que está transformando a vida financeira de milhares de brasileiros que vamos debater hoje.

O que é portabilidade de empréstimo consignado?

A portabilidade do empréstimo consignado, é um direito do consumidor que permite a mudança de instituição financeira do seu contrato de empréstimo consignado.

Sendo uma maior necessidade de investimento financeiro, não tem custo adicional, possibilitando a busca por condições mais favoráveis de financiamento, como juros mais baixos e prazos mais longos.

Trata-se de uma excelente ferramenta para otimizar a gestão das finanças pessoais e economizar ao longo do tempo de pagamento do empréstimo.

É importante, no entanto, levar em conta todos os aspectos do novo contrato, não se limitando apenas à taxa de juros aplicada. Afinal, cada detalhe envolvido é muito relevante para o resultado final.

Como funciona a portabilidade de empréstimo consignado?

A portabilidade de empréstimo consignado permite ao contratante do empréstimo migrar sua dívida de um banco para outro que ofereça condições melhores, como taxas de juros mais baixas.

O procedimento é assegurado pelo Banco Central e o novo banco deve pagar a dívida original ao banco anterior, assumindo o saldo devedor.

O cliente, por sua vez, passa a ter um novo contrato com o banco para o qual migrou, mantendo o mesmo prazo do contrato anterior, porém com possibilidade de reduzir o valor das parcelas.

A solicitação deve ser feita pelo cliente que busca condições mais vantajosas e o novo banco não pode recusar a portabilidade.

Vale ressaltar, contudo, que o cliente deve estar atento às multas por rescisão do contrato original e os custos para o novo, a fim de verificar a real economia na migração.

Coronavírus: quem lida com dinheiro precisa se preocupar?

Benefícios da portabilidade de empréstimo consignado

Em relação aos benefícios da portabilidade de empréstimo consignado, os que merecem mais atenção e reconhecimento por parte dos interessados são:

Possibilidade de obter taxas de juros mais baixas

Uma das principais vantagens da portabilidade de crédito consignado é a possibilidade de conseguir taxas de juros mais baixas.

Isso ocorre porque as instituições financeiras costumam oferecer condições mais atraentes para atrair novos clientes.

Melhores condições de pagamento

Com a portabilidade, pode-se buscar melhores condições de pagamento, como prazos mais longos ou parcelas mais baratas.

Dessa forma, permite que o cliente organize melhor sua vida financeira e faça seu dinheiro render mais.

Liberdade para escolher a melhor oferta

Outra grande vantagem é a liberdade para escolher a oferta que melhor atende às suas necessidades e possibilidades financeiras.

Pode-se fazer pesquisas, negociar com diferentes instituições e decidir a melhor alternativa.

Facilidade e rapidez no processo

A portabilidade de crédito consignado costuma ter um processo muito simples e rápido. Em muitos casos, pode ser feita totalmente online, sem necessidade de ir até um banco ou instituição financeira.

Redução do endividamento

Por fim, a portabilidade de crédito consignado também é uma estratégia eficaz para reduzir o endividamento e eliminar o excesso de gastos descontrolados e sem consciência do seu dinheiro.

Ao obter melhores condições de pagamento, o consumidor pode concentrar suas dívidas em uma única instituição, facilitando o controle e a quitação das mesmas.

Quais são os documentos necessários para a portabilidade de empréstimo consignado?

Deu para perceber o quando a portabilidade de empréstimo consignado é vantajosa né? Sabendo de tudo isso, agora é dar o primeiro passo na realização do seu contrato.

Para isso, é necessário reunir alguns documentos indispensáveis para a formalização do contrato e a garantia de efetividade e validade do negócio firmado, em que, normalmente, estão inclusos:

  • Documento de identidade oficial com foto;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Comprovante de renda dos últimos três meses;
  • Extrato do empréstimo consignado e;
  • Dados da conta bancária para a portabilidade.

Vale ressaltar que esses documentos podem variar dependendo do banco ou instituição financeira escolhida para aportar o empréstimo.

Portanto, é conveniente consultar a entidade específica para se certificar de que todos os requisitos estão sendo cumpridos.

Empréstimo FGTS: empréstimo consignado com seu fundo de garantia é aqui!

A portabilidade de empréstimo consignado é uma ótima forma de gerenciar com mais liberdade o uso do seu dinheiro. Contudo, além do que foi dito, existem outras formas de ampliar suas possibilidades.

A Empréstimo FGTS oferece uma opção vantajosa para aqueles que buscam uma opção de crédito mais acessível e com melhores condições de pagamento.

Utilizando as garantias disponíveis em seu fundo de garantia, você pode obter recursos para diversos fins, seja para quitar dívidas, realizar um sonho ou investir em um novo negócio.

Para entender ainda melhor essas vantagens e estudar uma proposta personalizada, faça contato com a nossa equipe agora mesmo.

Juntos, vamos usar seu FGTS para te ajudar na conquista de suas metas. Deposite seu saque aniversário em sua conta digital conosco e comece a planejar o seu tão sonhado futuro desde já!

Este post tem um comentário

Deixe um comentário