Vivemos na era da identificação. Com tantas ferramentas, modalidades, opções e mecanismos de uso dos mais variados veículos que possuímos, uma excelente forma de ter controle de cada um deles, é por meio de números que permitem indicar cada um.
Isso porque, assim como com o CPF, RG e outras fontes de identificação da pessoa, sabemos que o controle de dados se torna mais dinâmico e a possibilidade de contratação de serviços é mais organizada quando se possui uma forma de captação e encontro.
Em um mundo globalizado, com pessoas que trabalham em diversos ramos, e no caso do Brasil, com benefícios definidos para cada realidade e para determinada funcionalidade atribuída, nada mais justo que criar meios de apuração, registro e identificação das fontes.
Assim, você que é beneficiário de algum dos programas do Governo Federal, seja trabalhador de carteira assinada em que possui direitos garantidos, ou então servidor público, existem formas de te identificar nos programas, através de numeração.
Visando justamente apontar as diferenças entre cada uma dessas identificações, vamos explicar o que o NIS, NIT, PIS e PASEP significam, além de em qual área estão vinculados, mostrando as diferenças e especificidades de cada um na esfera dos benefícios. Bora lá?
O que é NIT?
Para começarmos, vamos iniciar de acordo com o grupo e já introduzir um dos números de identificação que não é tão falado como o PIS ou NIS, mas que possui uma importância gigantesca no mundo do trabalho e na organização de determinados trabalhadores.
O Número de Identificação do Trabalhador (NIT) se refere ao grupo de trabalhadores que não possuem carteira assinada, não se vinculando às regras, direitos e deveres da CLT, possuindo sua própria ferramenta de identificação e controle interno.
Assim, o NIT é o meio de indicação dos trabalhadores autônomos, em que para obtenção do número de identificação, regularizações e acompanhamento, basta buscar a Previdência Social, responsável por seu fornecimento.
É por meio do NIT que os trabalhadores autônomos que desejam contribuir com o INSS em prol de uma futura aposentadoria, conseguem ter acesso ao documento necessário para efetuar esse pagamento e assim, acompanhar a trajetória previdenciária.
Afinal, o que é o PIS?
Sem dúvidas, o mais conhecido de toda a lista, o PIS é o Programa de Integração Social, sendo um dos mais velhos criados no Brasil, tendo início na década de 70.
Aqui, o PIS já atua para trabalhadores de carteira assinada que fazem parte de empresas privadas, em que mensalmente a empresa na qual o trabalhador possui vínculo empregatício deposita um valor de contribuição para o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).
Esse dinheiro atua no pagamento dos benefícios como seguro desemprego e abono salarial, permitindo a formação desse núcleo e proporcionando mais segurança e garantia aos trabalhadores, ao converter as contribuições em benefícios sociais à baixa renda.
PIS e NIS: são a mesma coisa?
Aqui entra a maior revelação! O PIS e o NIS possuem sim o mesmo número, visto que o NIS é cadastrado para o PIS e atuam na mesma esfera de benefícios sociais.
O Número de Identificação Social serve como forma de identificação dos brasileiros que recebem ou então já receberam algum benefício social de seu direito, se cadastrando assim para o PIS, possuindo dessa maneira, o mesmo número de identificação.
Além disso, o papel do NIS é extremamente importante para que sejam realizados os pagamentos beneficiários, ou então, até mesmo, para identificação em outros setores relevantes e que fazem parte da gestão pública social.
Assim, se tornam fundamentais no recebimento dos benefícios garantidos como o FGTS, seguro desemprego, abono salarial, e até mesmo outras fontes como o Auxílio Brasil.
E o PASEP, o que é?
Na mesma época de criação do PIS, o Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público foi institucionalizado. O PASEP gera muitas divergências por ser associado ao PIS, já que as pessoas costumam falar “PIS/PASEP” juntamente, como se fossem iguais.
Todavia, as diferenças estão justamente nas funções e cargos nos quais são atribuídos, visto que o PIS são para trabalhadores de carteira assinada que se vinculam ao setor privado, enquanto o PASEP se destina ao servidor público.
Principais diferenças entre NIT, NIS, PIS e PASEP
Para fechar, vamos colocar todas as diferenças reunidas, para que em contexto geral, você possa entender de uma vez por todas o que significa cada uma dessas siglas e quais são os ramos de atuação, conseguindo assim, se identificar com mais cuidado e precisão. Assim:
- O NIT é o Número de Identificação do Trabalhador, destinado aos trabalhadores autônomos como meio de identificação e possibilidade de aderir aos benefícios do INSS;
- O NIS é o Número de Identificação Social, possibilitando com que pessoas que ainda não possuem o PIS possam ser beneficiárias dos programas sociais do Governo Federal;
- O PIS é o Programa de Integração Social, destinado aos trabalhadores do setor privado, como meio de identificação para receber os benefícios garantidos e de direito desses;
- O PASEP é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, em que possui funcionalidades parecidas com o PIS, todavia, aplicadas de acordo e no âmbito dos servidores públicos.
Ficou fácil de entender agora as diferenças e conceitos de cada um, não é mesmo?
Conheça outras formas de benefícios para você!
Agora que você já está por dentro de como se identificar na esfera do trabalho e nos mais diversos benefícios sociais, entendendo cada um dos números de identificação, saiba que há muito mais benefícios para explorar quando se trata de possibilidades para você.
Além dos benefícios sociais, você também pode contar com uma renda extra e antecipada de outras maneiras, assim como pela Antecipação do Saque Aniversário do FGTS, utilizando o seu direito trabalhista com mais precisão e quando desejar.
Por isso, não perca tempo e simule oportunidades financeiras que se encaixam na sua realidade e podem ser a salvação que você precisa no momento, trazendo a paz, equilíbrio e saúde financeira necessária para a concretização dos seus sonhos. Aproveite!